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  • Propriedades psicométricas da escala de orientação para objetivos de VandeWalle: um estudo como uma amostra de estudantes do ensino superior no contexto do seu primeiro processo de socialização organizacional
    Publication . Rodrigues, Nuno; Rebelo, Teresa; Botelho, Mónica; Beja, Maria João
    A orientação para objetivos representa uma das variáveis disposicionais de índole motivacional que tem recebido grande atenção na investigação a respeito dos processos de aprendizagem e desempenho nos contextos académico e organizacional. Este estudo centra-se na análise das características psicométricas da escala de orientação para objetivos de VandeWalle. Os resultados da análise fatorial confirmatória conferem suporte a um modelo de medida constituído por três fatores correspondentes às respetivas sub-dimensões teóricas, que incluem a orientação para objetivos de aprendizagem, a orientação para provar o desempenho e a orientação para evitar o desempenho. As análises de fiabilidade mostram uma consistência interna adequada quer para as três sub-dimensões, quer para a escala global. As implicações para a investigação e aplicabilidade deste instrumento são discutidas.
  • Avaliação da proatividade individual no processo de socialização organizacional: evidência exploratória acerca das propriedades psicométricas da versão portuguesa da escala de comportamentos proativos (ECP-P) de Ashford e Black
    Publication . Rodrigues, Nuno; Rebelo, Teresa; Beja, Maria João
    A proatividade individual desempenha um papel importante na integração dos novos colaboradores na organização, tendo um impacto positivo em múltiplas variáveis relacionadas com o seu respetivo processo de socialização organizacional, tais como a aprendizagem, o comprometimento organizacional e a satisfação e desempenho no trabalho. Este estudo centra-se na análise das características psicométricas da versão portuguesa (ECP-P) da escala de comportamentos proativos de Ashford e Black (1996). Trata-se de um instrumento que inclui a avaliação de três tipologias de comportamento proativo, que englobam seis comportamentos proativos específicos, designadamente o enquadramento positivo (positive framing), a atribuição de sentido (sense making, que integra os comportamentos de procura de informação e de solicitação de feedback), e o estabelecimento de relações (que inclui os comportamentos de socialização geral, de networking e de relacionamento com o supervisor). A validade de constructo e fiabilidade deste instrumento foram avaliadas tendo por base uma amostra de 102 estudantes do ensino superior, durante a realização do seu estágio de 9 meses na respetiva organização. Como esperado, os resultados da análise em componentes principais mostraram que os itens da escala se organizam numa estrutura composta por seis componentes, correspondentes aos comportamentos proativos previamente mencionados. As análises de fiabilidade relevaram valores adequados de consistência interna para a escala global e para as seis sub-dimensões. A consideração integrada destes resultados indica que a versão portuguesa da escala de Ashford e Black (1996) possui adequadas propriedades psicométricas, suportando a sua utilidade na avaliação da proatividade individual durante o processo de socialização organizacional.
  • Escola e família: da inevitabilidade da comunicação à construção de uma realidade relacional (estudo exploratório no 1º ciclo do Ensino Básico)
    Publication . Beja, Maria João Gouveia Pereira
    Com esta investigação procurou-se aprofundar o conhecimento sobre o processo comunicacional que se estabelece entre a escola e a família ao nível do 1º ciclo do ensino básico, e mais especificamente descrever as práticas e apreender e compreender o significado que os professores conferem a essas práticas. Numa primeira fase foram inquiridos 132 professores do 1º ciclo do ensino básico do Funchal através de um questionário traduzido e adaptado (Montandon, 1989), através do qual se procuraram identificar as práticas de contacto individual e colectivo e as suas circunstâncias. Numa segunda fase promoveu-se a discussão em dois focus groups distintos de modo a compreender o significado que os agentes no terreno e os peritos em educação, quer na área governativa quer na área formativa, conferiam às práticas comunicacionais. Os resultados indicaram que os professores preferem os contactos individuais e informais com os pais, de quem têm em geral uma representação negativa, e cuja principal finalidade é o conhecimento da criança. O factor essencialmente diferenciador das práticas dos professores foi o tempo de serviço nas suas dimensões pessoais, profissionais e sociais. Neste contexto, a formação de professores, inicial ou contínua, é sublinhada como uma forma de promover a comunicação entre pais e professores.
  • Desenvolvimento cognitivo na adultez emergente: um estudo na Universidade da Madeira
    Publication . Sousa, Fábia; Beja, Maria João; Franco, Glória
    Este estudo visa contribuir para a discussão do desenvolvimento epistemológico na adultez emergente. Consiste na descrição do desenvolvimento epistemológico dos estudantes do ensino superior e na identificação de variáveis associadas. Neste sentido, são apresentados dois estudos realizados na Universidade da Madeira, em 2010 e 2016, com 295 estudantes no estudo 1 e 232 estudantes no estudo 2, do 1º e 2º ciclo de diferentes áreas de formação académica. Nos resultados não se verificou a progressão desenvolvimental esperada em termos de um pensamento absolutista para um pensamento mais relativista, mas sim um aumento do absolutismo conforme se avança na formação académica. Em ambos os estudos, os resultados mostraram que o desenvolvimento epistemológico dos estudantes varia em função de variáveis sociais e académicas.
  • A bailar é que a gente se entende: o papel da comunicação nas coreografias da parentalidade
    Publication . Portugal, Alda; Alberto, Isabel; Beja, Maria João; Sotero, Luciana; Fonseca, Gabriela; Carvalho, Joana; Areia, Neide; Relvas, Ana Paula
    A comunicação parento-filial representa uma dimensão essencial do exercício da parentalidade. Apesar de muitas famílias procurarem intervenção psicoterapêutica por considerarem que o seu problema reside na falta de comunicação, o Modelo da Pragmática da Comunicação Humana postula que é impossível não comunicar e, por esse motivo, comunicação e comportamento são sinónimos aquando da significação que se faz das relações familiares. Como uma dança (tendo os autores deste ensaio privilegiado o Bailinho da Madeira enquanto metáfora), a comunicação parento-filial rege-se por pressupostos e regras que permitem compreender e analisar a identidade de cada família e o modo como se operacionaliza a parentalidade. Tal como outras funções e tarefas, também o exercício da parentalidade se altera à medida que o ciclo vital da família evolui e, nesse sentido, os padrões de comunicação estabelecidos também se modelam, apresentando especificidades distintas em famílias com filhos em idade escolar e famílias com adolescentes. Pretende-se com este ensaio teórico reavivar os contributos do Modelo da Pragmática da Comunicação Humana para as relações familiares, bem como, apresentar uma sucinta caracterização dos padrões comunicacionais entre pais e filhos de famílias portuguesas.
  • Emotion understanding, social competence and school achievement in children from primary school in Portugal
    Publication . Franco, Maria da Glória; Beja, Maria J.; Candeias, Adelinda; Santos, Natalie
    This study analyzes the relationship between emotion understanding and school achievement in children of primary school, considering age, gender, fluid intelligence, mother's educational level and social competence. In this study participated 406 children of primary school. The instruments used were the Test of Emotion Comprehension, Colored Progressive Matrices of Raven, Socially Action and Interpersonal Problem Solving Scale. The structural equation model showed the relationship between the emotion understanding and school performance depends on a mediator variable that in the context of the study was designated social competence. Age appear as an explanatory factor of the differences found, the mother's educational level only predicts significantly social emotional competence, fluid intelligence is a predictor of emotion understanding, school achievement and social emotional competence. Regarding the influence of sex, emotional understanding does not emerge as a significant predictor of social emotional competence in girls or boys. Multiple relationships between the various factors associated with school achievement and social emotional competence are discussed as well as their implications in promoting child development and school success.
  • Ageing perception in seniors’ formal caregivers
    Publication . Beja, Maria João; Franco, G.; Sousa, J. M.; Candeias, A. A.; Aveiro, S.
    This paper explores the ageing perception of a group of seniors’ caregiver workers, particularly those who have direct contact with the elderly while performing their tasks. Therefore, we analyze the variables that influence this perception and the ones that can be good predictors. One hundred and forty-eight individuals took part in this study (a hundred and thirty- five females and twelve males) with ages between twentyone and sixty-five years old. It was applied the Portuguese versions of the tests Ageing Perception Questionnaire, the Self-Concept Scale (TSCS:2) and a sociodemographic questionnaire. The results showed that the ageing perception is more negative as age advances. On the other hand, individuals with higher education, training in the health field or with a stronger self-concept have a more positive ageing perception. The studied variables that best predict the emotional representation for ageing are the academic qualifications and the academic self-concept.
  • Primeiros socorros psicológicos: intervenção psicológica na catástrofe
    Publication . Beja, Maria João; Portugal, Alda; Câmara, Joana; Berenguer, Cláudia; Rebolo, Ana; Crawford, Carlota; Gonçalves, Dinis
    Catastrophes can be defined as traumatic incidents conducting to major life, health and or material losses, affecting many individuals. The increasing occurrence and magnitude of these incidents led to the consciousness of its impact on psychological functioning and mental health have promoted the development of structured and organized interventions. Psychological First Aid joints several principles and guidelines in an early catastrophe intervention intending the promotion of emotional and psychological stability in individuals affected by critical incidents. This article intends to contribute to the theoretical systematization in an emerging study field in Portugal.