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- A dinâmica do turismo do Porto e do Norte de Portugal e a relação com o Vinho do PortoPublication . Machado, Luis Pinto; Ribeiro, DiamantinoA Cidade do Porto tem vindo a assumir uma elevada preponderância no cenário turístico nacional e um crescente prestígio a nível internacional, comprovado não só pelo aumento do número de visitantes, como pelos vários prémios que lhe têm sido atribuídos em importantes concursos mundiais do setor, como por exemplo “Melhor Destino Europeu” 2014 e 2017. Paralelamente, os dados já disponíveis em relação ao Turismo em Portugal no ano de 2016 demonstram que foi mais um ano excelente para o setor. Neste cenário, entendeu-se pertinente estudar a relação entre a nova dinâmica do turismo da cidade, no contexto da Região Norte, com o Vinho do Porto, o ex-libris por excelência da Região, em termos do contributo para o aumento do consumo e das exportações. Para além disso, sendo o Vinho do Porto um dos vinhos mais conhecidos no mundo, pretende-se compreender de que forma a relação entre o produto e a cidade podem criar uma simbiose ainda mais perfeita em termos de promoção turística de forma a constituir mais-valias para a economia, cultura, sociedade, região e País.
- The 4 C`s tourism destination competitiveness Matrix: validation through the content validity coefficientPublication . Ribeiro, Diamantino; Machado, Luiz Pinto; Henriques, PedroThe creation of the 4 C's Matrix of Tourism Destination Competitiveness aimed to consolidate and organise research questions about the area or areas in which tourist destinations should concentrate their attention. To consolidate the Matrix, 4 phases (preliminary, preparation, test and evaluation) were completed. In the preliminary phase, a theoretical review on the Tourism Destinations Competitiveness Matrices was carried out; in the preparation phase we used the Delphi method inviting experts in the area of economy and tourism to contribute with their experiences in the construction of the survey instrument; in the test phase we validated the questionnaire through the Content Validity Coefficient; in the evaluation phase a non-probabilistic approach was used, i.e. a convenience sample to obtain answers from tourists, residents and destination managers. This paper presents the methodology and development of the test phase of the Matrix, using the Content Validity Coefficient (CVC). The contributions received and validated allowed us to create the base matrix with a CVC of 0.8961.