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- Simulação clínica em enfermagem: inovar para melhores cuidados à comunidadePublication . Correia, Fernando Luís de Sousa; Freitas, Gregório Magno de Vasconcelos de; Ribeiro, Norberto Maciel; Góis, Liliana Maria Gonçalves Rodrigues deUma aprendizagem significativa e permanente exige abordagens de ensino aprendizagem a nível cognitivo (Vygotsky, 1991; Jonassen, 2000) e promotoras do desenvolvimento das capacidades e atitudes dos estudantes, valorizando a construção do conhecimento a partir das interações estabelecidas entre os sujeitos (Kincheloe, 2006). Neste sentido, damos o exemplo da simulação clínica em enfermagem, identificada como uma estratégia de ensino-aprendizagem inovadora na construção de conhecimento em contexto (Martins et al., 2014). Os estudantes, futuros educadores para a saúde, após esta experiência, estarão mais habilitados para criar ambientes interativos e envolver as comunidades locais nos seus próprios processos de aprendizagem, promovendo o seu empoderamento na tomada de decisão sobre a sua saúde.
- Escola pública: espaço privilegiado de inovação pedagógica (?)Publication . Correia, Fernando
- As potencialidades das imagens e dos vídeos no jardim de infância, uma proposta pedagógicaPublication . Estrela, Mariana; Correia, FernandoO presente artigo tem como objetivo refletir sobre as potencialidades de propostas pedagógicas desenvolvidas em Jardim de Infância (JI) através do recurso a imagens e a vídeos, projetados através da realidade aumentada. O JI é um local rico em aprendizagens fundamentais para as crianças, que naturalmente têm uma atração por esses recursos e pelas tecnologias, sendo estas uma fonte inesgotável de conhecimento. A esta luz, e no âmbito do Projeto Pedagógico de Grupo acerca da Literacia no JI, desenvolveu se uma experiência científica e tecnológica que evidenciou as competências das crianças a este nível, bem como promoveu novas e diversas aprendizagens através da sua participação ativa. É deveras importante que os educadores planifiquem a sua prática pedagógica de forma inovadora e criativa, neste caso concreto, com a utilização de imagens e de vídeos, rentabilizando a sua dinamicidade e interatividade para conceber situações de aprendizagem, onde impera a agência da criança. Esta proposta está documentada em fotografia e em vídeo, foi partilhada com a comunidade educativa, nomeadamente com os familiares das crianças, tendo estas usufruído de sessões cinematográficas no JI e no seu contexto familiar, onde as crianças são as personagens principais.