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  • Um estudo acústico das vogais madeirenses /a/, /i/ e /u/: parte I – Preparação e metodologia
    Publication . Rebelo, Helena; Freitas, Tiago
    Le portugais parlé à l’Archipel de Madère a attiré l’attention de bien de chercheurs, surtout depuis la fin du XIXème siècle. Il semble que se soit le système vocalique qui comporte plus de spécificités. C’est ce que nous avons voulu tester acoustiquement avec le logiciel Speech Station 2 pour trois voyelles en particulier. La description de l’étude que nous menons est divisée en deux parties : premièrement, cet article sur la préparation et la méthodologie et, deuxièmement, un second, à publier plus tard, avec les résultats de l’étude. Pour le moment, nous nous proposons de présenter le travail que nous développerons concernant les voyelles /a/, /i/ et /u/, en mentionnant les diverses étapes de la recherche encore en court. Puis, par la suite, il s’agira de connaître les résultats qui seront analysés.
  • A Ilha do Porto Santo e dois exercícios fonéticos
    Publication . Rebelo, Helena
    A aprendizagem da transcrição fonética por parte de estudantes universitários não é tarefa fácil. A influência da escrita aprendida durante o percurso escolar tende a impedir o aprendiz de transcritor de perceber o que ouve e deve transcrever. A Ortografia parece condicionar, assim, a aprendizagem da Fonética, interferindo nos desempenhos dos universitários da área das Humanidades. A fixação gráfica da escrita e a flutuação da fala tornam-se difíceis de conciliar na tarefa da transcrição fonética de segmentos áudio fáceis de entender, como no caso de um topónimo conhecido. É o que se pretende demonstrar com dois exercícios fonéticos com base no topónimo da ilha de Porto Santo (Arquipélago da Madeira-Portugal). Confronta-se uma análise de espectrogramas (primeiro exercício) e as propostas de transcrição a partir de um teste perceptivo (segundo exercício), verificando-se que as propostas de interpretação não coincidem integralmente, sobretudo para as vogais átonas. Os resultados do teste de percepção revelam um leque considerável de interpretações que estão condicionadas pela escolarização e a aprendizagem da escrita, sobrepondo-se esta à primazia da oralidade, que se tende a subvalorizar em detrimento do registo ortográfico, o que não tem tanta relevância para quem empreende estudos no âmbito da Fonética. Os estudantes deverão aprender a revalorizar a fala para a poderem descrever.