Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 4 of 4
  • O papel da investigação no desenvolvimento da literacia pedagógica dos professores: a modelação 3D como ferramenta
    Publication . Fernandes, Elsa; Lopes, Paula Cristina; Abreu, Sónia
    Em contexto de mudança na sociedade e na escola, motivada pelos avanços tec nológicos, a literacia pedagógica é uma importante ferramenta para o desenvolvi mento da prática pedagógico dos professores da atualidade. ‘A literacia pedagógi ca é um conceito reflexivo no qual a leitura e a escrita (através de um modelo de transformação do conhecimento) sobre o conteúdo pedagógico são o meio essen cial através do qual o raciocínio pedagógico do professor se desenvolve’ (Maclellan, 2008). Apoiadas por teorias sociais de aprendizagem, nesta comunicação, analisa remos a nossa prática enquanto formadoras num projeto de formação continua de professores, que visa a transformação das práticas dos professores em formação através da inclusão de tecnologias digitais e de metodologias de trabalho alterna tivas nas mesmas. Analisaremos cenários de aprendizagem, com utilização da mo delação 3D, construídos pelos professores em formação para ilustrar a importância da investigação da construção da literacia pedagógica (onde se inclui também a literacia digital) dos professores em formação.
  • Aprendizagem da matemática e desenvolvimento do pensamento computacional?
    Publication . Fernandes, Elsa; Abreu, Sónia; Lopes, Paula Cristina; Martins, Sónia
  • A construção de um parque eólico: potencialidades e desafios na formação de professores
    Publication . Fernandes, Elsa; Lopes, Paula Cristina; Abreu, Sónia
    Em tempos de mudança é importante introduzir tecnologias no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que estas alteram a natureza do trabalho que se realiza na sala de aula. Ao fazê-lo, colocamos em interação e trazemos à discussão três componentes importantes: o conteúdo curricular, o método pedagógico adotado e a competência a nível tecnológico e, dessa forma, integramos a tecnologia a três níveis – o teórico, o pedagógico e o metodológico (Mishra & Koehler, 2006). Apoiadas no modelo Technological Pedagogical Content Knowledge (TPCK) - Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo (TPACK) bem como nos princípios da Educação Crítica de Paulo Freire, trazemos à discussão uma prática de formação de professores que tem como foco a transformação de práticas dos professores em formação, através da inclusão de tecnologias digitais e de metodologias de trabalho nas quais o diálogo é fundamental para que o aluno/formando tenha um papel ativo e crítico na sua aprendizagem. Analisaremos a implementação de um cenário de aprendizagem que tem como foco a construção de um parque eólico, com utilização da modelação 3D, no sentido de analisar as potencialidades e desafios deste tipo de trabalho no processo de ensino-aprendizagem.