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  • Robots na aprendizagem das STEAM
    Publication . Martins, Sónia; Fernandes, Elsa
    No campo educacional a sigla STEM refere-se a uma abordagem pedagógica onde, de forma interdisciplinar, os alunos mobilizam saberes das Ciências, das Tecnologias, das Engenharias e da Matemática. Apesar da incerteza que o desafio de envolver os alunos em projetos STEM, onde as tecnologias são recursos estruturantes para a aprendizagem, acarreta, esta metodologia é apontada por vários autores como um possível caminho para a preparação dos alunos de hoje para o mercado de trabalho do amanhã. Contudo, formarmos alunos capazes de assumir riscos ponderados, persistentes na resolução de problemas e que abracem o trabalho colaborativo e a criatividade, parece representar um bom caminho para que futuros profissionais possam lidar com a incerteza que o futuro nos reserva. A inclusão das artes (STEAM) nos referidos projetos é apontada como um meio para que os alunos desenvolvam soluções criativas para os problemas e para que estabeleçam conexões entre o conhecimento científico e as artes e humanidades. Neste trabalho apresentamos um projeto com robots, desenvolvido por crianças do 1.º Ciclo, e discutimos, adotando uma perpetiva situada da aprendizagem, o potencial pedagógico da abordagem STEAM adotada.
  • Aprendizagem da matemática e desenvolvimento do pensamento computacional?
    Publication . Fernandes, Elsa; Abreu, Sónia; Lopes, Paula Cristina; Martins, Sónia