Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • Fazer matemática compreendendo e compreender matemática fazendo: a apropriação de artefactos da Matemática escolar
    Publication . Fernandes, Elsa
    Neste artigo relata-se parcialmente uma investigação desenvolvida com o objectivo de contribuir para o conhecimento das características da actividade matemática escolar dos alunos, na sala de aula, com referência a actividades específicas desenvolvidas com o apoio do professor, nomeadamente no trabalho cooperativo. O foco do artigo é compreender o modo como os alunos se apropriam de artefactos culturais da Matemática escolar. Numa primeira parte do mesmo são apresentadas algumas ideias teóricas que serviram de suporte ao estudo, depois apresenta-se a opção metodológica adoptada e finalmente os resultados e conclusões.
  • O trabalho cooperativo num contexto de sala de aula
    Publication . Fernandes, Elsa
    A análise de modos de trabalho cooperativo na aula de Matemática pode dar um contributo relevante para o conhecimento da actividade matemática escolar dos alunos. Neste texto, um episódio extraído de uma aula de sétimo ano de escolaridade, em que os alunos trabalhavam cooperativamente, é analisado. O resultado mostra como é que os alunos interagem com os outros elementos da pequena comunidade, quando trabalham cooperativamente e como é que esse Processo os ajuda a construir conhecimento matemático.
  • Learning mathematics and competences: bringing together three theoretical perspectives
    Publication . Matos, João Filipe; Santos, Madalena; Fernandes, Elsa; Carreira, Susana; Belchior, Margarida; Pedro, Neuza; Gerardo, Helena; Mesquita, Mônica; Pais, Alexandre; Alves, Ana Sofia; Faria, Teresa; Silva, Teresa; Amado, Nélia; Amorim, Isabel; Mestre, Rita
    The symposium aims to bring into analysis and discussion a possibility of articulating and integrating theoretical concepts from Activity Theory, Situated Learning and Critical Mathematics Education in order to contribute to understanding learning in practices where mathematics and technology seem to be relevant.