Loading...
3 results
Search Results
Now showing 1 - 3 of 3
- Fazer matemática compreendendo e compreender matemática fazendo: a apropriação de artefactos da Matemática escolarPublication . Fernandes, ElsaNeste artigo relata-se parcialmente uma investigação desenvolvida com o objectivo de contribuir para o conhecimento das características da actividade matemática escolar dos alunos, na sala de aula, com referência a actividades específicas desenvolvidas com o apoio do professor, nomeadamente no trabalho cooperativo. O foco do artigo é compreender o modo como os alunos se apropriam de artefactos culturais da Matemática escolar. Numa primeira parte do mesmo são apresentadas algumas ideias teóricas que serviram de suporte ao estudo, depois apresenta-se a opção metodológica adoptada e finalmente os resultados e conclusões.
- Proporcionalidade directa como função: da perfeição à realidade a bordo de um robotPublication . Oliveira, Rui; Fernandes, Elsa; Fermé, Eduardo
- O trabalho cooperativo num contexto de sala de aulaPublication . Fernandes, ElsaA análise de modos de trabalho cooperativo na aula de Matemática pode dar um contributo relevante para o conhecimento da actividade matemática escolar dos alunos. Neste texto, um episódio extraído de uma aula de sétimo ano de escolaridade, em que os alunos trabalhavam cooperativamente, é analisado. O resultado mostra como é que os alunos interagem com os outros elementos da pequena comunidade, quando trabalham cooperativamente e como é que esse Processo os ajuda a construir conhecimento matemático.