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  • The impact of the creative environment on the creative person, process, and product
    Publication . Garcês, Soraia; Pocinho, Margarida; Jesus, Saul Neves; Viseu, João
    Creativity is a highly complex concept, studied through different perspectives and evaluated by numerous instruments. Despite its conceptual and methodological diversity, the Rhodes’ multidimensional theory continues to be one of the main references in the study of creativity. Based on this theory, this study intended to observe the impact of the creative environment on the creative person, process, and product through a sample of 215 college students. Results suggest a significant influence from the creative environment on the creative process and product. Participants from the social sciences and arts performed better on the creative process and product, respectively. No statistically significant interaction effects were found regarding gender and the creative environment. However, age presents a control effect over the relationship between the creative environment and the plastic arts. Practical and educative implications are discussed.
  • Prova de criatividade (ProCriativ): da ideia à realidade
    Publication . Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias; Garcês, Soraia
    A criatividade é um conceito que ainda hoje traduz enormes desafios às sociedades. Sendo uma variável de difícil consenso no que concerne à sua definição, a sua avaliação é também uma tarefa árdua. A diversidade de métodos avaliativos é disso prova e evidencia os inúmeros caminhos percorridos pelos investigadores. O presente trabalho pretende apresentar de um modo geral um novo instrumento de avaliação da criatividade, nomeadamente a Prova de Criatividade (ProCriativ). Tendo sido já alvo de estudos científicos anteriores, aqui reporta-se o estado atual da investigação deste instrumento. Neste sentido, apresentam-se os testes que serviram de base teórica à construção desta prova, a sua estrutura interna e a sua forma de cotação. Pretendese assim compilar neste espaço o trabalho realizado até à data, refletir sobre o caminho percorrido e deixar sugestões e reflexões para estudos futuros.
  • Criatividade e educação: um “Bicho de 7 Cabeças”?
    Publication . Garcês, Soraia; Pocinho, Margarida
    Este artigo pretende ser uma reflexão sobre a importância da criatividade na Educação, considerando-se esta última como um ambiente potenciador do fenómeno criativo junto dos seus alunos, mas também de toda a sua comunidade. O presente trabalho tem ainda como objeto de reflexão ideias erróneas que rodeiam a concetualização do construto “criatividade”, procurando-se aqui desmistificar algumas delas. Para além de tudo isto, reflete-se, de uma forma geral, na relevância da criatividade nas diferentes áreas disciplinares, como as artes e as ciências, domínios do conhecimento das quais a criatividade faz parte e é fundamental. Salienta-se, igualmente, algumas caraterísticas que se evidenciam na pessoa criativa, procura-se identificar obstáculos que travam o caminho da criatividade e apresentam-se algumas dicas para a promoção do “Ser Criativo” na Educação.
  • Psicologia da criatividade
    Publication . Pocinho, Margarida; Garcês, Soraia
  • Predição da criatividade e saúde mental
    Publication . Garcês, Soraia; Pocinho, Margarida; Jesus, Saul Neves de
    A criatividade tem sido mencionada desde há muito tempo pela literatura. A forma de a conceptualizar tem dependido em muito dos investigadores e da sua visão sobre o que é criatividade, porém as suas potencialidades têm tomado cada vez mais interesse pela comunidade científica. Os seus benefícios estendem-se a diversas áreas da vida humana, como sentimentos de satisfação, bem-estar e saúde mental. A investigação aqui apresentada procura encontrar modelos preditivos de comportamentos criativos, pressupondo que estes poderão ser de grande auxílio para o desenvolvimento de um melhor bem-estar psicológico. Assim a investigação comportou o uso de quatro variáveis: a pessoa, o processo, o produto e o ambiente criativo. A amostra contou com 215 estudantes universitários e os resultados revelaram o encontro de quatro modelos preditivos de comportamentos criativos, com uma maior ênfase nas artes visuais e manuais. Conclui-se com a ideia de que a predição de produtos criativos é possível e que tal poderá ser preponderante para um bom desenvolvimento da saúde mental.