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- Europa criativaPublication . Freitas, Ana; Jesus, Mara; Fernandes, Maria; Martins, PatríciaA presente investigação empírica tem como objetivo avaliar o pensamento divergente, com base, em quatro critérios de cotação, a Fluência, a Flexibilidade, a Elaboração e a Originalidade. A amostra foi selecionada por conveniência, sendo composta por um total de 40 participantes, dos quais 20 sujeitos correspondem ao sexo feminino, enquanto que, os restantes elementos constituem o sexo masculino. As idades abrangem a faixa etária dos 12 aos 69 anos. O método utilizado compreende a aplicação de uma prova de avaliação, constituída por 3 questões e com uma duração total de 8 minutos. Os resultados permitem concluir que, no âmbito geral, existe um bom acordo entre os observadores, atendendo à Fluência e Flexibilidade. No que concerne ao pensamento divergente, não foram identificadas diferenças significativas entre os sexos e os resultados obtidos apresentam um determinado nível de criatividade. É de salientar que a amostra não é representativa, pelo que os resultados não devem ser generalizados.
- Teorias cognitivas da aprendizagem e sucesso escolar: uma lição de síntesePublication . Pocinho, Margarida
- Dinamização do grupo-turma: manual prático para psicólogos educacionaisPublication . Pocinho, Margarida
- Criatividade, psicologia da cor e prova de avaliação do pensamento divergentePublication . Pita, Fátima Andreia A.; Santos, Andreia Filipa O. C. V.; Abreu, Jaime Márcio O.; Alho, Luciana Silva; Pinto, Wilson Sancho G.O pensamento divergente pode estar relacionado com o nível de criatividade, bem como com a Psicologia da Cor. Aplicou-se a Prova de Avaliação do Pensamento Divergente (PAPD) a 23 homens e 28 mulheres com idades, profissões e habilitações académicas diferentes para verificarmos, através da aplicação das 3 questões da prova, se diferiam na quantidade e qualidade de pensamentos que tinham e nos relatavam. Os resultados obtidos por homens e mulheres foram comparados. Os homens obtiveram resultados significativamente melhores que as mulheres quando submetidos à PAPD, quando tendo em conta a pontuação total (p=.007). No entanto, quando considerados individualmente cada um dos critérios, que revimos e avaliamos, para cotar a prova, essa diferença apenas foi significativa em dois dos critérios.
- Psicologia da educação: teoria, investigação e práticaPublication . Pocinho, Margarida
- Prova de criatividade (ProCriativ): da ideia à realidadePublication . Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias; Garcês, SoraiaA criatividade é um conceito que ainda hoje traduz enormes desafios às sociedades. Sendo uma variável de difícil consenso no que concerne à sua definição, a sua avaliação é também uma tarefa árdua. A diversidade de métodos avaliativos é disso prova e evidencia os inúmeros caminhos percorridos pelos investigadores. O presente trabalho pretende apresentar de um modo geral um novo instrumento de avaliação da criatividade, nomeadamente a Prova de Criatividade (ProCriativ). Tendo sido já alvo de estudos científicos anteriores, aqui reporta-se o estado atual da investigação deste instrumento. Neste sentido, apresentam-se os testes que serviram de base teórica à construção desta prova, a sua estrutura interna e a sua forma de cotação. Pretendese assim compilar neste espaço o trabalho realizado até à data, refletir sobre o caminho percorrido e deixar sugestões e reflexões para estudos futuros.
- A complexidade da criatividadePublication . Faria, Ana C.; Perneta, Andreia Filipa; Teixeira, Carlota M.; Félix, Francisca F.A criatividade é um fenómeno essencial para a compreensão do comportamento humano. São diversos os estudos realizados sobre esta temática, especificamente na América Latina, no qual foram reunidos neste artigo, como componente teórica que evidenciam a importância do clima criativo no contexto educacional e laboral, bem como alguns exemplos de instrumentos avaliatórios da criatividade, que demonstram a relevância desta temática no quotidiano do indivíduo. O estudo realizado neste artigo, embora exploratório, permitiu fazer uma pré-validação de uma prova (Prova de Avaliação do Pensamento Divergente), junto de uma amostra de 40 sujeitos, da Região Autónoma da Madeira. Os resultados da consistência interna são muito bons, o que concede à prova validade para ser aplicada. As mulheres obtiveram resultados significativamente superiores comparativamente aos homens, e na globalidade, metade da nossa amostra situa-se abaixo do percentil 50 e metade acima.
- A cooperação escola-pais/encarregados de educação na promoção do sucesso educativoPublication . Pocinho, Margarida; Cruz, Cristina
- Criatividade e educação: um “Bicho de 7 Cabeças”?Publication . Garcês, Soraia; Pocinho, MargaridaEste artigo pretende ser uma reflexão sobre a importância da criatividade na Educação, considerando-se esta última como um ambiente potenciador do fenómeno criativo junto dos seus alunos, mas também de toda a sua comunidade. O presente trabalho tem ainda como objeto de reflexão ideias erróneas que rodeiam a concetualização do construto “criatividade”, procurando-se aqui desmistificar algumas delas. Para além de tudo isto, reflete-se, de uma forma geral, na relevância da criatividade nas diferentes áreas disciplinares, como as artes e as ciências, domínios do conhecimento das quais a criatividade faz parte e é fundamental. Salienta-se, igualmente, algumas caraterísticas que se evidenciam na pessoa criativa, procura-se identificar obstáculos que travam o caminho da criatividade e apresentam-se algumas dicas para a promoção do “Ser Criativo” na Educação.
- Aprofundamentos em psicologia da educaçãoPublication . Pocinho, Margarida
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