Loading...
7 results
Search Results
Now showing 1 - 7 of 7
- Psicologia, cognição e sucesso escolar: concepção e validação dum programa de estratégias de aprendizagemPublication . Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo DiasNeste artigo apresentamos a concepção e validação dum programa de estratégias de aprendizagem promotor do sucesso académico, bem como do bem-estar pessoal e escolar. Cada conteúdo de aprendizagem utiliza uma estratégia com 8 estádios: Pré-teste e Contrato, Descrição, Modelação, Prática Verbal, Prática Controlada e Feedback, Prática Avançada e Feedback, Pós-teste e Contratos, e Generalização. Trata-se dum estudo quasi-experimental, com pré e pós-teste, grupo experimental e de controlo. Avaliou-se o efeito do programa na (a) compreensão e expressão verbal; (b) aproveitamento escolar; (c) auto-estima, hábitos de estudo; (d) atribuições causais do sucesso; e (e) opiniões dos professores. O GE (n=110) melhorou significativamente comparativamente ao GC (n=99) indicando que o Programa traz benefícios escolares e pessoais aos estudantes portugueses.
- Prova de avaliação da consciência fonológicaPublication . Ferraz, Inês; Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias; Fernandes, Tânia
- Prova de criatividade (ProCriativ): da ideia à realidadePublication . Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias; Garcês, SoraiaA criatividade é um conceito que ainda hoje traduz enormes desafios às sociedades. Sendo uma variável de difícil consenso no que concerne à sua definição, a sua avaliação é também uma tarefa árdua. A diversidade de métodos avaliativos é disso prova e evidencia os inúmeros caminhos percorridos pelos investigadores. O presente trabalho pretende apresentar de um modo geral um novo instrumento de avaliação da criatividade, nomeadamente a Prova de Criatividade (ProCriativ). Tendo sido já alvo de estudos científicos anteriores, aqui reporta-se o estado atual da investigação deste instrumento. Neste sentido, apresentam-se os testes que serviram de base teórica à construção desta prova, a sua estrutura interna e a sua forma de cotação. Pretendese assim compilar neste espaço o trabalho realizado até à data, refletir sobre o caminho percorrido e deixar sugestões e reflexões para estudos futuros.
- Psicologia cognitiva e língua materna: avaliação da eficácia dum programa de estratégias de aprendizagem para alunos com insucesso escolar em língua portuguesaPublication . Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias; Portocarrero Canavarro, José Manuel de Albuquerque
- Prevenção da iliteracia: processos cognitivos implicados na leituraPublication . Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias
- A integração de alunos com necessidades educativas especiais e a formação de professoresPublication . Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias
- Programa de treino da consciência fonológicaPublication . Ferraz, Inês; Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias; Fernandes, Tânia