Loading...
10 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 10
- A crise da educação físicaPublication . Simões, Joana; Fernando, Catarina; Barros, Catarina; Aguiar, Igor; Lopes, Helder
- A didática nas atividades de adaptação ao meio - aprender nósPublication . Fernando, Catarina; Vicente, António; Prudente, João; Simões, Joana; Lopes, HelderNum conceito atual de educação onde se pretende o desenvolvimento das capacidades e potencialidades de cada indivíduo é fundamental que as metodologias utilizadas permitam que a aprendizagem do aluno se centre na capacidade de resolução de problemas e não na reprodução/imitação de técnicas. Nas atividades de adaptação ao meio há uma permanente necessidade do indivíduo se relacionar com o contexto e adaptar-se de modo a dar respostas adequadas, o que faz com que esta problemática ganhe ainda maior enfase. No estudo realizado caraterizámos dois tipos de processos de ensinar nós e aplicámo-los a uma situação concreta analisando os resultados obtidos na capacidade de resolução de problemas. Com base nestes dados relacionámos as implicações destes processos na formação do indivíduo e as vantagens e desvantagens de cada um deles.
- Oportunidades na educação física em tempo de crisePublication . Barros, Catarina; Lopes, Hélder; Simões, Joana; Aguiar, Igor; Fernando, Catarina
- Seminário Internacional Desporto e Ciência 2017Publication . Fernando, Catarina; Lopes, Helder; Prudente, João; Trindade, Rui; Simões, Joana; Antunes, Hélio
- A personalização do processo pedagógico - a perceção dos alunosPublication . Lopes, Helder; Simões, Joana; Vicente, António; Prudente, João; Fernando, CatarinaEducar é desenvolver as capacidades e potencialidades de cada um e não formatar em função de padrões pré-estabelecidos. Contudo, o sistema educativo continua, predominantemente, entrincheirado e aprisionado numa escola do século XIX. Não são de hoje as reflexões e propostas para alterar este estado de coisas (veja-se por exemplo, Dewey e Montessori), sendo que atualmente muitos alegam que apesar dos constrangimentos institucionais já fizeram uma rotura que lhes permite educar de forma personalizada. Realizámos um estudo com alunos universitários para caraterizar a sua perceção sobre os comportamentos que lhes foram solicitados ao longo do percurso escolar e verificámos que, independentemente do nível e ano de escolaridade, maioritariamente a Memorização e a Reprodução foram os mais percecionados, enquanto a Criatividade teve um valor residual. Mais um indicador de que a Escola e a Universidade parecem continuar a preparar para o passado.
- O potencial das atividades náuticas no 1º cicloPublication . Simões, Joana; Lopes, Helder; Vicente, António; Fernando, CatarinaComo nos refere John Dewey, devemos encarar a educação como um instrumento para resolução de problemas. O Desporto é um poderoso meio de transformação e as atividades náuticas um instrumento privilegiado para promover adaptações. Procuramos compreender e perceber qual a importância dada às atividades náuticas nas escolas do 1º ciclo do ensino básico da RAM, como são dinamizadas e compreender quais as suas potencialidades e limitações. As atividades náuticas têm grande potencial educativo pelo que é importante que as mesmas sejam potencializadas no meio escolar. Para que tal se concretize consideramos que a escola tem de mudar, mudando a lógica do próprio processo pedagógico.
- A evolução da tecnologia nas atividades de adaptação ao meio e a formação do homemPublication . Fernando, Catarina; Vicente, António; Prudente, João; Simões, Joana; Lopes, Helder
- A educação física e as evoluções tecnológicasPublication . Aguiar, Igor; Fernando, Catarina; Barros, Catarina; Simões, Joana; Lopes, Helder
- O apoio laboratorial nas aulas de educação físicaPublication . Aguiar, Igor; Fernando, Catarina; Simões, Joana; Lopes, Helder
- Criatividade na educação física - que importância para o futuro da escola pública?Publication . Simões, Joana; Fernando, Catarina; Lopes, Helder