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Rodrigues Mendes, Guida Reis

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  • A transição do Ensino Secundário para o Ensino Superior: factores contributivos para uma boa adaptação e relação com o sucesso académico universitário
    Publication . Bento, António V.; Mendes, Guida Reis Rodrigues
    O elevado crescimento da frequência do Ensino Superior, cerca de 30% nos últimos 30 anos, (Lencastre, L. et al., 2000) e as altas taxas de insucesso a nível universitário(40.6%) têm despertado a atenção quer de investigadores sociais quer da sociedade em geral. No nosso entender, é fundamental tentar perceber se esse insucesso se situa logo no primeiro ano e se está relacionado com a adaptação ao mais alto nível de ensino, no sentido de se desenvolverem estratégias de promoção duma boa adaptação e, consequentemente, do sucesso académico. É neste sentido, que nos propomos, neste estudo, tentar analisar os possíveis factores que contribuem para uma adaptação bem sucedida à Universidade, bem como os possíveis factores de risco. Esta análise centra-se necessariamente no conhecimento e caracterização da população alvo (alunos do 1º ano da Universidade da Madeira no presente ano lectivo) assim como das implicações da transição entre níveis de ensino e da consequente adaptação ao ambiente Universitário.
  • Identidades e caraterísticas dos alunos do Departamento de Ciências da Educação da Universidade da Madeira
    Publication . Bento, António V.; Mendes, Guida
    Nas últimas décadas, o perfil dos estudantes que frequentam o ensino superior tem vindo a diversificar-se. A Universidade da Madeira tem tido um crescente aumento de ofertas de cursos, nomeadamente no Departamento de Ciências de Educação de que é exemplo a criação das licenciaturas em Educação Sénior e Ciências de Educação. Desta forma, o objectivo principal deste estudo é dar uma panorâmica do perfil social e identitário dos estudantes das licenciaturas do DCE numa perspectiva de caracterização da realidade do referido Departamento. Neste quadro, a caracterização das condições socioeconómicas e das concepções que os alunos têm acerca dos seus projectos futuros constitui um pilar decisivo para a melhor compreensão dos mesmos e poderá assim contribuir para a tomada de decisões curriculares e pedagógicas. Para tal, tomou-se por referência um inquérito por questionário aplicado ao universo completo dos alunos das licenciaturas deste Departamento no ano lectivo de 2005/2006, ou seja, 103 sujeitos.