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- "Quero fazer experiências e descobrir coisas sobre os tubarões, baleias e outros peixes.”… ou a abordagem experimental das ciências na educação de infância. Conhecer o mundo para o cuidarPublication . Mendes, GuidaTendo em conta que nas orientações curriculares para a educação pré-escolar (OCEPE) a sensibilização às ciências sociais e naturais e a responsabilidade e cons ciência ambiental e de sustentabilidade são aprendizagens a promover na educação de infância (EI) e que as crianças têm interesse em explorar o meio envolvente me diante a sua curiosidade natural sobre o mundo, procurei saber o que elas dizem acerca da aprendizagem das ciências na EI. Nesta comunicação far-se-á a apresen tação de um estudo de caso na Região Autónoma da Madeira (RAM), pelas vozes de um grupo de crianças, no qual focamos os seus planos de ação na área de Conheci mento do Mundo e as atividades que, nesse âmbito, fazem no seu quotidiano na EI. Complemento, esta abordagem etnográfica com uma análise às plantas de 19 salas de EI. As vozes das crianças indicam que elas desejam conhecer o mundo designada mente os animais, todavia não realizam atividades que deem resposta a esses planos. Acresce o facto de nenhuma das salas analisadas possuir uma área de atividades or ganizada no sentido de promover a aprendizagem experimental das ciências. Urge, por isso, repensar a organização do ambiente educativo nas salas de EI no sentido de promover a abordagem às ciências no âmbito da área de conhecimento do mundo
- Lourenço e a esperançaPublication . Mendes, GuidaNão há pedagogia sem amor. Este pensamento freireano é tão mais verdadeiro quando falamos de Educação de Infância (EI). Não é uma visão romantizada, mas antes uma visão baseada em evidências do quotidiano das crianças na EI, em que o ato pedagógico deve ser dialógico. O Lourenço4 tem 4 anos e quatro irmãos, o pai trabalha e a mãe não. A sua fa mília recomposta, está sinalizada pela assistência social. No jardim de infância (JI) dizem que faz disparates, que “bate” e ele ri-se com isso. Interessa-se por jogos de computador e música. Mas, o que mais gosta é de correr, pois é um espírito livre, raramente cumpre com as regras da sala. A partir da voz do Lourenço, procuro compreender as suas relações e interações no contexto de EI, à luz do conceito de humanização e de pedagogia da esperança, propondo abordagens pedagógicas para aprendizagens libertadoras.