Loading...
Research Project
Centro de Investigação em Educação
Funder
Authors
Publications
Europa, educação, cidadania
Publication . Rodrigues, Liliana; Fraga, Nuno
Educação ambiental e cidadania europeia
Publication . Spínola, Hélder
A Educação Ambiental, formal, informal e não formal, está presente em todos os Estados Membros da União Europeia, sendo esta uma das muitas marcas que resultam do processo de integração no espaço Comunitário e que tem moldado a cidadania Europeia. Face aos desafios ambientais globais que se têm evidenciado nas últimas décadas, de que são exemplo as alterações climáticas e a degradação da qualidade ambiental, a União Europeia, perante a inação de colossos como os Estados Unidos e a China, tem procurado puxar, muitas vezes sozinha, a carroça da sustentabilidade. O percurso de promoção da literacia ambiental em cada EstadoMembro tem sido muito influenciado pela posição vanguardista da União Europeia, beneficiando dos esforços de convergência e das diretrizes e recursos disponibilizados pela própria Comunidade. Num momento em que a ameaça de fragmentação se opõe a um esforço de décadas para a convergência, torna-se evidente que as políticas ambientais da União Europeia constituem um pilar fundamental da cidadania europeia, aproximando e sintonizando os povos europeus.
Convivência democrática e cidadania: um exemplo de boas práticas na educação pré-escolar
Publication . Freitas, Catarina; Pereira, Gorete
Propomos um olhar para um projeto de promoção da convivência democrática e cidadania, desenvolvido num contexto de Educação Pré-escolar, com um grupo de 20 crianças. Este projeto de investigação-ação incidiu na área da Formação Pessoal e Social, que dada a sua transversalidade está presente em toda a ação pedagógica, promovida no contexto da Prática Pedagógica, não obstante, a existência de intencionalidade e conteúdos próprios. O foco na componente “Convivência democrática e cidadania” determinou as opções tomadas quanto às aprendizagens a desenvolver, com vista à capacitação das crianças para o respeito pelo outro e pelas suas opiniões, numa atitude de partilha e responsabilidade social; a aceitação da diversidade e solidariedade para com os outros; o desenvolvimento de uma atitude crítica e interventiva e por último, o conhecimento e a valorização das manifestações do património natural e cultural, no espaço nacional e europeu. Registaram-se evidências de assimilação e desenvolvimento de atitudes, disposições e valores adquiridos, expressão e exercício de uma cidadania ativa, consciente e solidária.
Competências do reportório do professor no futuro - Plataformas digitais europeias
Publication . Fernandes, Elsa; Martins, Sónia
Organizational Units
Description
Keywords
Contributors
Funders
Funding agency
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Funding programme
6817 - DCRRNI ID
Funding Award Number
UID/CED/04083/2019