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Authors
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Abstract(s)
Ao mesmo tempo que o mundo foi assolado pelo confinamento global e pela devastação causada
pela epidemia de COVID-19, também a indústria da publicidade sofreu um substancial abalo, o
qual lhe coloca enormes desafios.
Este artigo investiga as estratégias discursivas de adaptação que o discurso publicitário
pandémico regista e, particularmente, identifica as principais mensagens veiculadas. Embora
possa pautar-se por ser um espaço de evasão e entretenimento, no caso da pandemia de
COVID-19, a publicidade analisada reflete as transformações sociais experienciadas pelos
indivíduos e coloca-se como uma voz responsável que não só assume os deveres de distanciamento social, como dá o exemplo a seguir. Assim, as marcas, através da publicidade,
assumem-se como protagonistas e agentes relevantes dos comportamentos responsáveis,
contribuindo, desta forma, para o desenvolvimento da imagem de marca.
Adotando um ponto de vista retórico, é examinada a construção das mensagens a partir da sua
Invenção, Disposição, Elocução e Ação. Conclui-se que existe uma enorme uniformidade na
construção retórica da publicidade pandémica, em que a Invenção se concentra na tese
“separados mas juntos” e se desdobra em duas subteses: “vamos conseguir ultrapassar isto
juntos”; e “sempre estivemos presentes e sempre estaremos”.
At the same time that the world was devastated by the COVID-19 epidemic and global
confinement c, the advertising industry suffered a substantial shake, which poses enormous
challenges.
This article investigates the adaptation of discursive strategies that the pandemic advertising
discourse records and, particularly, identifies the main messages conveyed. Although it may be a
space for evasion and entertainment, in the case of the COVID-19 pandemic, the analysed
advertising reflects the social transformations experienced by individuals and stands as a
responsible voice that fulfils the duties of social distancing and sets the examples to be followed.
Thus, brands, through advertising, assume themselves as protagonists and relevant agents of
responsible behaviour, thus contributing to the development of brand image.
Adopting a rhetorical point of view, the construction of messages is examined from their
Invention, Arrangement, Style and Delivery. It is concluded that there is an enormous uniformity
in the rhetorical construction of pandemic advertising, in which the Invention focuses on the
thesis "separated but together" and unfolds in two sub-thesis: "we will overcome this together";
and "we have always been present and will always be".
Description
Keywords
Advertising Rhetoric Advertising discourse Invention Brand identity COVID-19 Media discourse Publicidade Retórica Discurso publicitário Invenção Identidade de marca Discurso mediático . Faculdade de Artes e Humanidades
Citation
Samuel Mateus*, «Retórica da Publicidade Pandémica», Comunicação Pública [Online], Vol.16 nº 30 | 2021, posto online no dia 30 junho 2021, consultado o 30 junho 2021. URL: http:// journals.openedition.org/cp/12260
Publisher
Instituto Politécnico de Lisboa