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Vulnerabilidade ao stress, coping e burnout em educadores de infância da Ilha da Madeira
dc.contributor.advisor | Capelo, Maria Regina Freitas Teixeira | |
dc.contributor.author | Santos, Cristina Maria Cordeiro Ferreira Simões | |
dc.date.accessioned | 2014-11-24T12:50:04Z | |
dc.date.available | 2014-11-24T12:50:04Z | |
dc.date.issued | 2013-12 | |
dc.date.submitted | 2014-11-24 | |
dc.description.abstract | O presente estudo tem como objetivo analisar a vulnerabilidade ao stress bem como as estratégias de coping mais utilizadas e o nível de burnout dos educadores de infância em exercício de funções nas escolas da ilha da Madeira. Pretende-se ainda determinar a vulnerabilidade ao stress e os níveis de burnout dos educadores de infância bem como identificar as estratégias de coping utilizadas pelos mesmos. A metodologia utilizada foi por amostragem, de cariz quantitativo, correlacional e inferencial e teve como procedimento a aplicação de instrumentos validados para a população portuguesa. Os instrumentos utilizados foram: questionário de dados sóciodemográficos e profissionais, questionário de vulnerabilidade ao stress (23 QVS), Coping Job Scale (CJS) e Maslach Burnout Inventory (MBI). Este estudo contou com a participação de 119 educadores de infância, do sexo feminino em exercício de funções nos estabelecimentos de infância da ilha, pertencentes à Secretaria Regional de Educação da Região Autónoma da Madeira. Os resultados sugerem que a vulnerabilidade ao stress está negativamente relacionada com as estratégias de gestão de sintomas. As educadoras de infância tendem a utilizar mais estratégias de coping de confronto, seguidas de estratégias de evitamento ou fuga e finalmente as de gestão de sintomas. Concluímos que a maioria das educadoras apresenta baixos níveis de exaustão emocional e de despersonalização e uma boa realização pessoal. Os resultados da regressão múltipla indicam também que, nesta amostra, o nível de vulnerabilidade ao stress é um melhor preditor dos sintomas de burnout do que as estratégias de coping utilizadas. | por |
dc.identifier.tid | 201116456 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/661 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Stress | por |
dc.subject | Coping | por |
dc.subject | Burnout | por |
dc.subject | Educadores de infância | por |
dc.subject | Madeira (Portugal) | por |
dc.subject | Psicologia da Educação | por |
dc.subject | . | por |
dc.subject | Centro de Artes e Humanidades | por |
dc.title | Vulnerabilidade ao stress, coping e burnout em educadores de infância da Ilha da Madeira | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.discipline | Psicologia da Educação | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Psicologia da Educação | por |