Repository logo
 
Publication

Vulnerabilidade ao stress, coping e burnout em educadores de infância da Ilha da Madeira

dc.contributor.advisorCapelo, Maria Regina Freitas Teixeira
dc.contributor.authorSantos, Cristina Maria Cordeiro Ferreira Simões
dc.date.accessioned2014-11-24T12:50:04Z
dc.date.available2014-11-24T12:50:04Z
dc.date.issued2013-12
dc.date.submitted2014-11-24
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo analisar a vulnerabilidade ao stress bem como as estratégias de coping mais utilizadas e o nível de burnout dos educadores de infância em exercício de funções nas escolas da ilha da Madeira. Pretende-se ainda determinar a vulnerabilidade ao stress e os níveis de burnout dos educadores de infância bem como identificar as estratégias de coping utilizadas pelos mesmos. A metodologia utilizada foi por amostragem, de cariz quantitativo, correlacional e inferencial e teve como procedimento a aplicação de instrumentos validados para a população portuguesa. Os instrumentos utilizados foram: questionário de dados sóciodemográficos e profissionais, questionário de vulnerabilidade ao stress (23 QVS), Coping Job Scale (CJS) e Maslach Burnout Inventory (MBI). Este estudo contou com a participação de 119 educadores de infância, do sexo feminino em exercício de funções nos estabelecimentos de infância da ilha, pertencentes à Secretaria Regional de Educação da Região Autónoma da Madeira. Os resultados sugerem que a vulnerabilidade ao stress está negativamente relacionada com as estratégias de gestão de sintomas. As educadoras de infância tendem a utilizar mais estratégias de coping de confronto, seguidas de estratégias de evitamento ou fuga e finalmente as de gestão de sintomas. Concluímos que a maioria das educadoras apresenta baixos níveis de exaustão emocional e de despersonalização e uma boa realização pessoal. Os resultados da regressão múltipla indicam também que, nesta amostra, o nível de vulnerabilidade ao stress é um melhor preditor dos sintomas de burnout do que as estratégias de coping utilizadas.por
dc.identifier.tid201116456
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/661
dc.language.isoporpor
dc.subjectStresspor
dc.subjectCopingpor
dc.subjectBurnoutpor
dc.subjectEducadores de infânciapor
dc.subjectMadeira (Portugal)por
dc.subjectPsicologia da Educaçãopor
dc.subject.por
dc.subjectCentro de Artes e Humanidadespor
dc.titleVulnerabilidade ao stress, coping e burnout em educadores de infância da Ilha da Madeirapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplinePsicologia da Educaçãopor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia da Educaçãopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoCristinaSantos.pdf
Size:
1.75 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: