Publication
Relatório de estágio de mestrado
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | kotecki, Ana França Freitas kot | |
dc.contributor.author | Passos, Ana Beatriz Ferreira | |
dc.date.accessioned | 2023-02-17T11:18:57Z | |
dc.date.available | 2023-02-17T11:18:57Z | |
dc.date.issued | 2023-01-23 | |
dc.description.abstract | O presente relatório de estágio foi concebido no âmbito da formação e obtenção de grau mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e pretende apresentar o trabalho realizado no decorrer das unidades curriculares de Prática Pedagógica I, II e III, nos anos letivos entre 2018/2019 e 2019/2020. Estas práticas pedagógicas ocorreram, em contexto de educação pré-escolar, no Infantário O Planeta das Crianças, mais concretamente na sala do Planeta Lilás, e, em contexto do 1.ºCiclo do Ensino Básico, na escola EB1/PE e Creche Eng. Luís Santos Costa, na turma do 2.ºL e posteriormente, com a mesma turma, no ano letivo seguinte, ou seja, na turma do 3.ºL. É importante realçar que todo o trabalho desenvolvido esteve sobre constante reflexão de modo que pudesse adequar a minha intervenção ao grupo de crianças e alunos no qual desenvolvi a minha prática pedagógica. Assim, no presente relatório pretende-se apresentar, descrever e refletir sobre as intervenções realizadas nos diferentes contextos, pois só através desta reflexão se pode criar situações de aprendizagens autênticas e eficazes, adequadas a cada contexto e a cada grupo de crianças. Neste sentido, foram construídos projetos de investigação-ação específicos para tentar ultrapassar uma determinada questão-problema. Neles foram utilizadas várias estratégias de intervenção como de recolha de dados. No que diz respeito ao Pré-Escolar, pareceu-me fundamental trabalhar os valores com o grupo de crianças, surgindo então a questão: Como é que as crianças da Sala do Planeta Lilás podem promover os valores (Amizade, Respeito, Partilha, Tolerância, Amor, Generosidade e Honestidade). Relativamente ao 1.ºCiclo, o aparecimento do vírus SARS-CoV-2 impossibilitou a realização de um projeto de investigação-ação na turma do 2.ºL. No entanto, como pude manter a turma na prática pedagógica seguinte, optei por trabalhar a leitura e a escrita de textos e histórias, sendo orientada pela questão: “Como é que os alunos do 3ºL podem desenvolver as suas competências de leitura e escrita?”. | pt_PT |
dc.description.abstract | This internship report was conceived within the scope of training and obtaining a master's degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and aims to present the work carried out during the curricular units of Pedagogical Practice I, II and III , in the academic years between 2019 and 2020. These pedagogical practices took place, in the pre-school context, at the "O Planeta das Crianças" Nursery, more specifically in the "Planeta Lilás" room. In the context of the 1st cycle, at the EB1/PE e Creche Eng. Luís Santos Costa school, at 2.ºL class. Later, with the same class, but in the following academic year, I mean in the 3.ºL class. It is important to emphasize that all the work developed was under constant reflection I could adapt my intervention to the group of children and students in which I developed my practice. Thus, this report intends to present, describe and reflect on the interventions carried out in the different contexts, because only through this reflection can authentic and effective learning situations be created, suitable for each context and each group of children. In this sense, specific action-research projects were built to try to overcome a particular problem question. They used various intervention strategies as well as data collection. As far as Pre-School is concerned, it seemed to be essential to work on values with the group of children, so the question arose: How can the children of the Sala do Planeta Lilac promote values (Friendship, Respect, Sharing, Tolerance, Love, Generosity, and Honesty). Regarding the 1st cycle, the emergence of the SARS-CoV-2 virus made it impossible to carry out an action research project in the 2nd cycle. However, as I was able to keep the class in the following pedagogical practice, I chose to work on reading and writing texts and stories, being guided by the question: “How can 3.º L students develop their reading and writing skills?” | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203227735 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/5049 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Investigação-ação | pt_PT |
dc.subject | Reflexão crítica | pt_PT |
dc.subject | Preschool education | pt_PT |
dc.subject | 1st Cycle of Basic Education | pt_PT |
dc.subject | Pedagogical practice | pt_PT |
dc.subject | Research-action | pt_PT |
dc.subject | Critical reflection | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Faculdade de Ciências Sociais | pt_PT |
dc.title | Relatório de estágio de mestrado | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |