Publication
Escolarização de pessoas transexuais: narrativas de estudantes da Universidade Federal de Sergipe
| dc.contributor.author | Dias, Alfrancio Ferreira | |
| dc.contributor.author | Melo, Helma Cardoso de | |
| dc.date.accessioned | 2018-06-06T09:18:16Z | |
| dc.date.available | 2020-10-01T00:30:10Z | |
| dc.date.issued | 2017-10 | |
| dc.description.abstract | O propósito deste texto, influenciado pelos estudos pós-críticos, é refletir sobre o processo formativo de estudantes transexuais na Universidade Federal de Sergipe. A partir da ideia de currículo como um artefato cultural envolvido em relações de poder e na produção dos sujeitos, questiona-se: a presença de estudantes transexuais gera questionamentos e desestabilizações às normas de gênero, desencadeando novas formas de aprendizagens e de negociações no que se refere às discussões de gênero e sexualidades no ensino superior? A inserção de estudantes transexuais no ensino superior tem provocado mudanças curriculares e modos de subjetivação? Metodologicamente, utilizamos uma abordagem qualitativa pós-crítica, através da realização de entrevistas narrativas. Infere-se que a inserção de estudantes trassexuais na universidade está contribuindo para o início e o desenvolvimento da desconstrução de práticas educativas marcadas pelo princípio da regulação normativa, visto que a universidade também pode ser um campo de (des)aprendizagens das regulações gênero, mediante a inserção, permanência e desestabilizações que pessoas transexuais realizam. | pt_PT |
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
| dc.identifier.citation | Escolarização de pessoas transexuais: narrativas de estudantes da Universidade Federal de Sergipe / Alfrancio Ferreira Dias, Helma Cardoso de Melo - In: (Contra) tempos de educação e democracia, evocando John Dewey/ org. Carlos Nogueira Fino, Jesus Maria Sousa. - CIE-UMa - Funchal: Centro de Investigação em Educação, 2017. - ISBN 978-989-20-8028-4. - p. 31-44. | pt_PT |
| dc.identifier.isbn | 978-989-20-8028-4 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/1962 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.publisher | Centro de Investigação em Educação, Universidade da Madeira | pt_PT |
| dc.relation | Centro de Investigação em Educação | |
| dc.subject | Ciências da educação | pt_PT |
| dc.subject | Educação | pt_PT |
| dc.subject | Escolarização | pt_PT |
| dc.subject | Transexualidade | pt_PT |
| dc.subject | Identidade de gênero | pt_PT |
| dc.subject | Currículo | pt_PT |
| dc.subject | Universidade Federal de Sergipe | pt_PT |
| dc.subject | . | pt_PT |
| dc.subject | Faculdade de Ciências Sociais | pt_PT |
| dc.title | Escolarização de pessoas transexuais: narrativas de estudantes da Universidade Federal de Sergipe | pt_PT |
| dc.type | book part | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.awardTitle | Centro de Investigação em Educação | |
| oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UID%2FCED%2F4083%2F2016/PT | |
| oaire.citation.conferencePlace | Funchal (Portugal) | pt_PT |
| oaire.citation.endPage | 44 | pt_PT |
| oaire.citation.startPage | 31 | pt_PT |
| oaire.citation.title | (Contra) tempos de educação e democracia, evocando John Dewey | pt_PT |
| oaire.fundingStream | 6817 - DCRRNI ID | |
| person.familyName | Dias | |
| person.givenName | Alfrancio | |
| person.identifier.orcid | 0000-0002-5562-0085 | |
| person.identifier.rid | F-9989-2017 | |
| project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
| project.funder.name | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | bookPart | pt_PT |
| relation.isAuthorOfPublication | f7778e97-2fda-4cca-9906-e79667ad16d0 | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | f7778e97-2fda-4cca-9906-e79667ad16d0 | |
| relation.isProjectOfPublication | 9295da3f-21a7-4fea-9aae-2560ec7414ee | |
| relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery | 9295da3f-21a7-4fea-9aae-2560ec7414ee |
