Repository logo
 
Publication

Escolarização de pessoas transexuais: narrativas de estudantes da Universidade Federal de Sergipe

dc.contributor.authorDias, Alfrancio Ferreira
dc.contributor.authorMelo, Helma Cardoso de
dc.date.accessioned2018-06-06T09:18:16Z
dc.date.available2020-10-01T00:30:10Z
dc.date.issued2017-10
dc.description.abstractO propósito deste texto, influenciado pelos estudos pós-críticos, é refletir sobre o processo formativo de estudantes transexuais na Universidade Federal de Sergipe. A partir da ideia de currículo como um artefato cultural envolvido em relações de poder e na produção dos sujeitos, questiona-se: a presença de estudantes transexuais gera questionamentos e desestabilizações às normas de gênero, desencadeando novas formas de aprendizagens e de negociações no que se refere às discussões de gênero e sexualidades no ensino superior? A inserção de estudantes transexuais no ensino superior tem provocado mudanças curriculares e modos de subjetivação? Metodologicamente, utilizamos uma abordagem qualitativa pós-crítica, através da realização de entrevistas narrativas. Infere-se que a inserção de estudantes trassexuais na universidade está contribuindo para o início e o desenvolvimento da desconstrução de práticas educativas marcadas pelo princípio da regulação normativa, visto que a universidade também pode ser um campo de (des)aprendizagens das regulações gênero, mediante a inserção, permanência e desestabilizações que pessoas transexuais realizam.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationEscolarização de pessoas transexuais: narrativas de estudantes da Universidade Federal de Sergipe / Alfrancio Ferreira Dias, Helma Cardoso de Melo - In: (Contra) tempos de educação e democracia, evocando John Dewey/ org. Carlos Nogueira Fino, Jesus Maria Sousa. - CIE-UMa - Funchal: Centro de Investigação em Educação, 2017. - ISBN 978-989-20-8028-4. - p. 31-44.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-20-8028-4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/1962
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherCentro de Investigação em Educação, Universidade da Madeirapt_PT
dc.relationCentro de Investigação em Educação
dc.subjectCiências da educaçãopt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectEscolarizaçãopt_PT
dc.subjectTransexualidadept_PT
dc.subjectIdentidade de gêneropt_PT
dc.subjectCurrículopt_PT
dc.subjectUniversidade Federal de Sergipept_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleEscolarização de pessoas transexuais: narrativas de estudantes da Universidade Federal de Sergipept_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleCentro de Investigação em Educação
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UID%2FCED%2F4083%2F2016/PT
oaire.citation.conferencePlaceFunchal (Portugal)pt_PT
oaire.citation.endPage44pt_PT
oaire.citation.startPage31pt_PT
oaire.citation.title(Contra) tempos de educação e democracia, evocando John Deweypt_PT
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
person.familyNameDias
person.givenNameAlfrancio
person.identifier.orcid0000-0002-5562-0085
person.identifier.ridF-9989-2017
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationf7778e97-2fda-4cca-9906-e79667ad16d0
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryf7778e97-2fda-4cca-9906-e79667ad16d0
relation.isProjectOfPublication9295da3f-21a7-4fea-9aae-2560ec7414ee
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery9295da3f-21a7-4fea-9aae-2560ec7414ee

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Escolarização de pessoas transexuais.pdf
Size:
405.5 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: