Repository logo
 
Publication

Ensino profissional: escolha vocacional ou subterfúgio para jovens e adultos?

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCarvalho, Renato Gil Gomes
dc.contributor.authorPereira, José António Vieira
dc.date.accessioned2018-06-27T15:48:37Z
dc.date.available2018-06-27T15:48:37Z
dc.date.issued2018-04-19
dc.description.abstractO Ensino Profissional e as escolhas vocacionais merecem especial atenção investigativa uma vez que os processos produtivos exigem uma sólida formação dos trabalhadores. Este estudo descritivo, transversal e quantitativo, teve por objetivo comparar as diferenças na escolha vocacional (opção pelo ensino profissional ou por cursos científico humanísticos), considerando o percurso escolar prévio, o nível socioeconómico (NSE), o autoconceito de competência e os interesses vocacionais. A amostra foi constituída por 150 alunos, com idades compreendidas entre os 17 e os 28 anos (M = 19,21; DP = 2,55), sendo 74 do género masculino e 76 do género feminino, e a frequentarem cursos profissionalizantes (n=70) e cursos científico-humanísticos (n=80). Utilizou-se um questionário sociodemográfico, a escala de autoconceito de competência e o Self Directed Search (Career Exploration). Os resultados mostraram diferenças entre os alunos dos cursos profissionais e os dos cursos científico-humanísticos, em função do NSE, sendo que os primeiros apresentam um NSE mais baixo. Verificaram-se também diferenças tendo em conta o percurso escolar, com 72% dos alunos dos cursos profissionais a assinalarem retenções ou abandono no seu percurso escolar, bem como com os alunos do ensino profissional a revelarem um autoconceito de competência, mais elevado no domínio da resolução de problemas. Relativamente aos interesses vocacionais, os alunos dos cursos profissionais têm resultados superiores nas características das dimensões realista, empreendedor e convencional. Os resultados são discutidos considerando a importância de intervenções, sobretudo multidisciplinares, que apoiem os alunos na construção do seu projeto profissional segundo as suas características e necessidades.pt_PT
dc.description.abstractProfessional Education and vocational choices deserve special investigative attention, since productive processes require a solid formation of workers. This descriptive cross sectional and quantitative study aimed the comparison the differences of the choose between vocational choice (the choose for the professional education or scientific-humanistic courses), considering previous school level, socioeconomic level (SEL), self-concept of competence and the vocational interests. The sample consisted of 150 students aged between 17 and 28 (M=19.21; SD= 2.55), of whom 74 were male and 76 were female, and attended professional courses (n=70) and scientific-humanistic courses (n=80). A sociodemographic questionnaire, the competence self-concept scale and the Self Directed Search (Career Exploration) were used. The results showed differences between the students of the professional courses and those of the scientific-humanistic courses, as a function of the SEL, with the former having a lower SEL. Differences were also observed considering the early academic pathway, with 72% of students from professional courses reporting drop out on their school pathway, as well as with professional education students showing a higher self-concept in troubleshooting. Regarding vocational interests, the students of the professional courses have higher results in the characteristics of the realistic, entrepreneurial and conventional dimensions. The results are discussed considering the importance of interventions, especially multidisciplinary, that support students in the construction of their professional project according to their characteristics and needs.pt_PT
dc.identifier.tid201911051pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/1990
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEscolha vocacionalpt_PT
dc.subjectEnsino profissionalpt_PT
dc.subjectAutoconceito de competênciapt_PT
dc.subjectPercurso escolar préviopt_PT
dc.subjectInteresses vocacionaispt_PT
dc.subjectNível socioeconómicopt_PT
dc.subjectVocational choicept_PT
dc.subjectProfessional educationpt_PT
dc.subjectCompetence self-conceptpt_PT
dc.subjectEarly academic pathwaypt_PT
dc.subjectVocational interestspt_PT
dc.subjectSocioeconomic levelpt_PT
dc.subjectPsicologia da Educaçãopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Artes e Humanidadespt_PT
dc.titleEnsino profissional: escolha vocacional ou subterfúgio para jovens e adultos?pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia da Educaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Ensino Profissional Escolha vocacional ou subterfúgio para jovens e adultos sem contato telefonico.pdf
Size:
3.92 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: