Repository logo
 
Publication

A liderança do mediador pessoal e social na inclusão escolar dos reclusos: estudo de caso num estabelecimento prisional

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMendonça, Alice Maria Justa Ferreira
dc.contributor.authorFrancisco, Ana Lúcia de Barros Freitas
dc.date.accessioned2017-09-11T11:08:35Z
dc.date.available2017-10-11T00:30:08Z
dc.date.issued2017-01-13
dc.description.abstractA presente investigação subordinada ao tema: A liderança do mediador pessoal e social na inclusão escolar dos reclusos abordou a temática da mediação dos Cursos de Educação e Formação de Adultos (Cursos EFA) num estabelecimento prisional no sentido de compreender a liderança do mediador pessoal neste contexto específico. A investigação decorreu num estabelecimento prisional português e os sujeitos de investigação foram os mediadores pessoais e sociais destes cursos e os respetivos formandos. De modo a compreendermos as diversas contribuições e perspetivas das temáticas adjacentes ao estudo, efetuámos um levantamento bibliográfico suportado por referenciais teóricos. Nesta investigação empregámos uma metodologia de cariz qualitativo remetendo para um estudo de caso, facultando-nos uma visão abrangente do fenómeno estudado. Os instrumentos utilizados para recolher os dados imprescindíveis deste estudo foram os inquéritos por questionário e as entrevistas. Realizámos uma pesquisa documental, bibliográfica e legislativa com o intuito de contextualizarmos a temática em estudo. Os resultados da investigação sugerem que, para a maioria dos formandos dos Cursos EFA do estabelecimento prisional em estudo, o papel dos mediadores pessoais e sociais é importante, já que, além de serem o elo de ligação entre os diversos intervenientes do processo educativo motivam e auxiliam e os formandos no seu reingresso ao sistema de ensino e desenvolvem atitudes no sentido destes permanecerem e concluírem o ciclo de estudo.pt_PT
dc.description.abstractThis research study about “the leadership of the social and personal mediators in school inclusion of prisoners” approached the issue of mediation in the adult education and training courses in the context of a penitentiary. The fundamental justification for this study was to understand the leadership of the mediator personnel in this specific context. The empirical research took place in a Portuguese prison and the subjects of research were social and personal mediators of these courses and their trainees. In order to understand the various contributions and perspectives of the adjacent issues to the study, we did a literature review supported by different theoretical frameworks. In this research, we employed a methodology of qualitative nature, referring to a case study, providing us with a comprehensive view of the studied phenomenon. The instruments used to collect the data needed in this study were surveys and semi structured interviews. We also did documentary research literature and legislation review with the aim of contextualizing the topic under study. The results of this research suggests that, for most trainees of the adult education and training courses, the role of the social and personal mediators is important, since, in addition to being the link between the various actors of the educational process, they motivate and assist the trainees in their returning to the educational system and develop attitudes in order to remain in school and complete their cycle of study.pt_PT
dc.identifier.tid201697173pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/1632
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMediador pessoal e socialpt_PT
dc.subjectCursos EFApt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectEstabelecimento prisionalpt_PT
dc.subjectInclusão escolarpt_PT
dc.subjectLiderançapt_PT
dc.subjectSocial and personal mediatorpt_PT
dc.subjectCourses of adult education and trainingpt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectPrisonpt_PT
dc.subjectSchool inclusionpt_PT
dc.subjectLeadershippt_PT
dc.subjectMadeira (Portugal)pt_PT
dc.subjectCiências da Educação - Administração Educacionalpt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleA liderança do mediador pessoal e social na inclusão escolar dos reclusos: estudo de caso num estabelecimento prisionalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação - Administração Educacionalpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoLúciaFrancisco.pdf
Size:
1.81 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: