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Advisor(s)
Abstract(s)
A pesquisa que na presente investigação nos propusemos desenvolver, foi indagar de que modo um clube de robótica poderia proporcionar experiências inovadoras na aprendizagem dos seus participantes.
Um ambiente desta natureza, onde os alunos planificam, constroem e programam robôs, envolve dinâmicas interativas capazes de proporcionar aos aprendizes experiências de aprendizagem assentes em teorias como o construtivismo e o construcionismo, tendo por isso, repercussões na forma como o conhecimento é adquirido.
Para averiguar a forma como cada participante se envolvia, utilizava o seu
conhecimento e o partilhava no grupo para a consecução de um produto final, efetuouse
um estudo de caso de natureza qualitativa com abordagem etnográfica, numa escola
básica e secundária do conselho de Santa Cruz. As técnicas de pesquisa utilizadas foram a observação participante, entrevistas e análise documental.
Durante oito meses, observamos e registamos de modo a podermos apreender este contexto de aprendizagem. Após análise e triangulação dos dados, concluímos que neste ambiente, os
aprendizes desenvolvem destrezas e atitudes que lhes permitem avançar patamares no
seu conhecimento, proporcionando a construção de novos conceitos científicos, assim como habilidades e competências importantes para as interações sociais e culturais de cada indivíduo e do grupo.
Pudemos então depreender que ambientes onde se constroem robôs como elementos mediadores do processo ensino aprendizagem são potenciadores de inovação na forma como o conhecimento é construído.
Description
Keywords
Inovação Robótica Construtivismo Construcionismo Estudo de caso Santa Cruz, Madeira (Portugal) . Centro de Ciências Sociais