Repository logo
 
Publication

O clube de robótica da Escola de Santa Cruz: um estudo de caso

dc.contributor.advisorFino, Carlos Nogueira
dc.contributor.authorBaptista, Margarida do Rosário Gonçalves
dc.date.accessioned2013-09-23T10:52:20Z
dc.date.available2013-09-23T10:52:20Z
dc.date.issued2013-09-23
dc.date.submitted2012
dc.description.abstractA pesquisa que na presente investigação nos propusemos desenvolver, foi indagar de que modo um clube de robótica poderia proporcionar experiências inovadoras na aprendizagem dos seus participantes. Um ambiente desta natureza, onde os alunos planificam, constroem e programam robôs, envolve dinâmicas interativas capazes de proporcionar aos aprendizes experiências de aprendizagem assentes em teorias como o construtivismo e o construcionismo, tendo por isso, repercussões na forma como o conhecimento é adquirido. Para averiguar a forma como cada participante se envolvia, utilizava o seu conhecimento e o partilhava no grupo para a consecução de um produto final, efetuouse um estudo de caso de natureza qualitativa com abordagem etnográfica, numa escola básica e secundária do conselho de Santa Cruz. As técnicas de pesquisa utilizadas foram a observação participante, entrevistas e análise documental. Durante oito meses, observamos e registamos de modo a podermos apreender este contexto de aprendizagem. Após análise e triangulação dos dados, concluímos que neste ambiente, os aprendizes desenvolvem destrezas e atitudes que lhes permitem avançar patamares no seu conhecimento, proporcionando a construção de novos conceitos científicos, assim como habilidades e competências importantes para as interações sociais e culturais de cada indivíduo e do grupo. Pudemos então depreender que ambientes onde se constroem robôs como elementos mediadores do processo ensino aprendizagem são potenciadores de inovação na forma como o conhecimento é construído.por
dc.description.sponsorshipUniversidade da Madeirapor
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/462
dc.language.isoporpor
dc.subjectInovaçãopor
dc.subjectRobóticapor
dc.subjectConstrutivismopor
dc.subjectConstrucionismopor
dc.subjectEstudo de casopor
dc.subjectSanta Cruz, Madeira (Portugal)por
dc.subject.por
dc.subjectCentro de Ciências Sociaispor
dc.titleO clube de robótica da Escola de Santa Cruz: um estudo de casopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineCiências da Educação - Inovação Pedagógicapor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação - Inovação Pedagógicapor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoMargaridaBaptista.pdf
Size:
2.51 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: