Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorGouveia, Maria Fernanda Baptista Pestana
dc.contributor.authorMoreira, Eleonora Patrícia Sousa
dc.date.accessioned2016-09-21T09:14:57Z
dc.date.available2016-10-21T00:30:09Z
dc.date.issued2016-07
dc.description.abstractO presente relatório comporta uma coletânea de descrições da praxis, contempladas por introspeções à luz das teorias estudadas ao longo da minha formação académica. Por outro lado, apresenta como principal propósito refletir acerca da minha intervenção pedagógica e dar a conhecer os pressupostos teóricos e metodológicos que orientaram a minha atuação em contexto Pré-Escolar, no Infantário “O Girassol”, e 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Ladeira. A articulação entre a teoria e prática decorre da profissão docente solicitar uma formação contínua, uma busca constante na procura de respostas que viabilizem uma melhoria na sua atuação e adequação face aos interesses e necessidades apresentadas pelo grupo de crianças/alunos com que interagem. Desta forma, o profissional, como investigador e reflexivo, deve considerar a metodologia de investigação-ação como basilar ao longo de todo o desenvolvimento do estágio pedagógico. Através da observação participante e do contato com os alunos emergiu a necessidade de promover estratégias de intervenção que contribuíssem para a disciplina, que compilou na seguinte questão: “Como desenvolver comportamentos adequados neste grupo de alunos do 4.º ano de escolaridade?”. Quanto à valência de Pré-Escolar, com base nas mesmas técnicas de recolha de dados, surgiu uma problemática semelhante, com vista na melhoria de comportamentos sociomorais, porém, articulada com os princípios da pedagogia de projeto, desenvolvendo-se uma pergunta de investigação em torno dessa metodologia: “Como a pedagogia de projeto contribui para o maior envolvimento das crianças da sala dos 4 Anos no seu processo de aprendizagem, ao mesmo tempo que fomenta comportamentos adequados?”. Para responder a essas perguntas, no decurso do estágio pedagógico foram utilizadas diversos princípios metodológicos, nomeadamente o trabalho cooperativo, introdução de jogos pedagógicos, o trabalho de projeto, acompanhadas pelo reforço positivo, quer a nível de expressões verbais positivas, quer a nível de recompensas.pt_PT
dc.identifier.tid201331403
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/1243
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCiências da educaçãopt_PT
dc.subjectInvestigação-acçãopt_PT
dc.subjectDisciplinapt_PT
dc.subjectTrabalho de projetopt_PT
dc.subjectIntervenção pedagógicapt_PT
dc.subjectInfantário O Girassolpt_PT
dc.subjectEscola Básica, 1.º Ciclo/Pré-escolar da Ladeirapt_PT
dc.subjectPedagogiapt_PT
dc.subjectProjetopt_PT
dc.subjectPrática pedagógicapt_PT
dc.subjectDimensão curricularpt_PT
dc.subjectIdentidade profissionalpt_PT
dc.subjectDocentept_PT
dc.subjectDesenvolvimento dos currículospt_PT
dc.subjectGestãopt_PT
dc.subjectAção educativapt_PT
dc.subjectEstágios pedagógicospt_PT
dc.subjectRelatóriopt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolarpt_PT
dc.subjectEnsino Básico 1.º Ciclopt_PT
dc.subjectCriançaspt_PT
dc.subjectPrimeiro Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectPedagogia de projetopt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleRelatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoEleonoraMoreira.pdf
Size:
5.24 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: