Repository logo
 
Publication

Modelação matemática como proposta pedagógica num curso técnico de gestão e programação de sistemas informáticos

datacite.subject.fosCiências Naturais::Matemáticaspt_PT
datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorSantos, Elci Alcione Almeida dos
dc.contributor.authorMendes, Ana Luísa Gomes
dc.date.accessioned2023-03-30T10:11:53Z
dc.date.available2023-03-30T10:11:53Z
dc.date.issued2022-09-08
dc.description.abstractNa prática do exercício docente, é sensível nos professores de matemática a preocupação permanente de encontrar as melhores metodologias de ensino e as possíveis maneiras de intervir no sentido de otimizar os processos de aprendizagem dos alunos, procurando que estes se convertam realmente em conhecimento significativo e funcional, de tal forma que os mesmos possam integrar-se ao mundo para o transformar, assim como lograrem a sua própria transformação de modo a construírem e enriquecerem significados de forma permanente e consolidada. Assim sendo, no âmbito do meu Estágio do curso de Mestrado de Ensino em Matemática do 3º ciclo do Ensino Básico e Secundário, desenvolvi o presente estudo que visou analisar o impacto da implementação da Modelação Matemática como estratégia pedagógica, bem como do modo como esta incide na aprendizagem da Estatística e das Funções Periódicas, mais concretamente, no estudo em apreço, na turma do 10º ano do Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. O trabalho é fundamentado numa pesquisa bibliográfica que toma por base um olhar da Modelação Matemática como metodologia de ensino, bem como o desenvolvimento da criatividade, além de serem apresentadas três propostas práticas de Modelação em Estatística e Funções Periódicas na sala de aula, sob a perspetiva dessa metodologia de ensino.pt_PT
dc.description.abstractIn the practice of teaching, in mathematics teachers there is a permanent concern to find teaching methodologies and possible ways of intervening to improve the students' learning processes, trying to convert them into meaningful and functional knowledge, in such a way that students can integrate themselves into the world to transform it, as well as achieve their own transformation to build and enrich meanings permanently. Therefore, within the scope of my internship of the master’s degree in Mathematics Teaching of the 3rd cycle of Basic and Secondary Education, I developed the present study that aimed to analyze the impact of the implementation of Mathematical Modeling as a pedagogical strategy, and how it affects the learning of Statistics and Periodic Functions in the 10th year class of the Technical Professional Course in Management and Programming of Computer Systems. The work is based on bibliographical research that is based on a look at Mathematical Modeling as a teaching methodology and the development of creativity, in addition to presenting three practical proposals for Modeling in Statistics and Periodic Functions in the classroom, from the perspective of this methodology.pt_PT
dc.identifier.tid203261968pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/5115
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectModelação matemáticapt_PT
dc.subjectCriatividadept_PT
dc.subjectEnsinopt_PT
dc.subjectEstatísticapt_PT
dc.subjectFunções periódicaspt_PT
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.subjectMathematical modelingpt_PT
dc.subjectCreativitypt_PT
dc.subjectTeachingpt_PT
dc.subjectStatisticspt_PT
dc.subjectPeriodic functionspt_PT
dc.subjectEnsino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundáriopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Exatas e da Engenhariapt_PT
dc.titleModelação matemática como proposta pedagógica num curso técnico de gestão e programação de sistemas informáticospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundáriopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoAnaMendes.pdf
Size:
2.33 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: