Repository logo
 
Publication

O portfólio e a processualidade como fundantes da prática pedagógica inovadora nos anos iniciais do ensino fundamental numa escola municipal

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorFraga, Nuno Miguel da Silva
dc.contributor.advisorCavalcanti, Rilva José Pereira Uchôa
dc.contributor.authorCosta, Maria Cristiane Raimundo da
dc.date.accessioned2021-09-23T10:25:23Z
dc.date.available2021-09-23T10:25:23Z
dc.date.issued2021-02-25
dc.description.abstractApresenta-se a presente dissertação com o tema: O portfólio e a processualidade como fundantes da prática pedagógica inovadora nos anos iniciais do ensino fundamental numa escola municipal, destacando as categorias: Portfólio; Avaliação; Inovação Pedagógica; Reflexão; Classes Multisseriadas e Estudo de Caso.Para tanto, discutimos os principais conceitos sobre portfólio, instrumentos de avaliação, teorias da aprendizagem, tipos de aprendizagem, classes multisseriadas, educação no campo, bem como, estabelecemos um estudo teórico sobre inovação pedagógica e suas possibilidades no desenvolvimento da práxis pedagógica da escola campo de pesquisa. Utilizamos como metodologia um estudo de caso de natureza qualitativa e como instrumentos de coleta de dadosaobservação participante com notas de campo, aplicação de questionários e entrevistas e pesquisa bibliográfica, a fim de investigar a importância do uso do portfólio como instrumento de avaliação em turmas multisseriadas, porque se acredita na eficácia do mesmo no que diz respeito ao arquivamento de informações de forma organizada e que venha a servir como material para análise e reflexão sobre a aprendizagem de cada discente. Ao final, concluímos que de fato as práticas ali inseridas se mostram como inovadoras e que estas contribuem para a melhoria da aprendizagem dos alunos, pois estes demonstram atitudes coerentes com os conteúdos estudados.pt_PT
dc.description.abstractThe present dissertation is presented with the theme: The portfolio and a process as a founder of the innovative pedagogical practice in recent years of elementary school in a municipal school, highlighting as categories: Portfolio; Evaluation; Pedagogical Innovation; Reflection; Multigrade classes. Therefore, discuss the main concepts about portfolio, assessment tools, learning theories, types of learning, multigrade classes, education in the field, as well as establish a theoretical study about pedagogical innovation and its skills in the development of pedagogical praxis of the field school. of research. Used as a case study method of qualitative nature and as data collection instruments Interviews and observation of participants, with field notes, an end of investigation and importance of using the portfolio as an evaluation tool in multiseriate classes, because even that says respect to the filing of information in an organized way that will serve as material for analysis and reflection on the learning of each student. In the end, we conclude that fact as practices inserted there shows how innovative and that contribute to improve students' learning, as these demonstrate attitudes consistent with the contents studied.pt_PT
dc.identifier.tid202765342pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/3652
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPortfóliopt_PT
dc.subjectAvaliaçãopt_PT
dc.subjectProcessualidadept_PT
dc.subjectInovação pedagógicapt_PT
dc.subjectReflexãopt_PT
dc.subjectClasses multisseriadaspt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectPortfoliopt_PT
dc.subjectEvaluationpt_PT
dc.subjectProceduralitypt_PT
dc.subjectPedagogical innovationpt_PT
dc.subjectReflectionpt_PT
dc.subjectMultigrade classespt_PT
dc.subjectApprenticeshippt_PT
dc.subjectCiências da Educação – Inovação Pedagógicapt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleO portfólio e a processualidade como fundantes da prática pedagógica inovadora nos anos iniciais do ensino fundamental numa escola municipalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação apresentada ao Conselho Científico da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade da Madeira, como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação – área de Inovação Pedagógica.pt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação Maria Cristiane Raimundo da Costa .pdf
Size:
1.72 MB
Format:
Adobe Portable Document Format