Repository logo
 
Publication

Comunicação Avós-Netos. Estudos psicométricos preliminares com a escala de Avaliação da Comunicação na Grã-Parentalidade (COMGRA)

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorPortugal, Alda Patricia Marques
dc.contributor.advisorMajor, Sofia de Oliveira
dc.contributor.authorBarradas, Alícia Dara Rodrigues
dc.date.accessioned2024-02-15T14:19:42Z
dc.date.available2024-02-15T14:19:42Z
dc.date.issued2023-12-04
dc.description.abstractO subsistema grã-parental desempenha um papel fundamental nas dinâmicas e vivências familiares, no entanto, são poucos os instrumentos de avaliação disponíveis para avaliar a relação avós-netos. O principal objetivo do presente estudo consistiu na adaptação de uma escala de avaliação da comunicação pais-filhos à população dos avós (Escala de Avaliação da Comunicação na Grã-parentalidade, COMGRA) e na realização dos estudos psicométricos iniciais. Participaram, neste estudo, 194 avós, com idades compreendidas entre 40 e 92 anos (M = 68.80, DP = 8.66), que responderam a um questionário de dados sociodemográficos, à COMGRA e ao SCORE-15. Da análise fatorial exploratória, realizada com 44 itens, resultou uma estrutura de três fatores, com níveis adequados de consistência interna (α = .94). A análise da validade convergente (correlações entre o resultado total da COMGRA e as subescalas do SCORE-15) indicou que a comunicação avós-netos (COMGRA) apresentou uma relação moderada com o funcionamento familiar, nomeadamente ao nível das dificuldades familiares, dos recursos familiares e comunicação familiar (SCORE-15) Apesar de ser importante prosseguir com os estudos de validação da escala COMGRA, os resultados preliminares deste estudo sugerem que este instrumento é promissor para um maior conhecimento das relações avós-netos.pt_PT
dc.description.abstractThe grandparental subsystem plays a fundamental role in family dynamics and experiences. However, there are few assessment instruments available to evaluate the grandparent grandchild relationship. The main objective of this study was to adapt a parent-child communication assessment scale to the grandparent population (Grandparent Communication Assessment Scale, COMGRA) and conduct initial psychometric studies. In this study, 194 grandparents participated, aged between 40 and 91 years (M = 68.80, SD = 8.66). They completed a sociodemographic questionnaire, the COMGRA, and the SCORE 15. Exploratory factor analysis for the 44 items revealed a three-factor structure with adequate levels of internal consistency (α = .94). The analysis of convergent validity (correlations between the COMGRA Total score and the SCORE-15 subscales) indicated that grandparent-grandchild communication (COMGRA) had a moderate relationship with family functioning, specifically in terms of family difficulties, family resources, and family communication (SCORE-15). Despite the importance of ongoing with validation studies for the COMGRA scale, the preliminary results of this study suggest that this is a promising instrument for a better understanding of grandparent-grandchild relationships.pt_PT
dc.identifier.tid203530560pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/5553
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectGrã-parentalidadept_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectCOMGRApt_PT
dc.subjectFuncionamento familiarpt_PT
dc.subjectEstudos psicométricospt_PT
dc.subjectGrandparentingpt_PT
dc.subjectCommunicationpt_PT
dc.subjectFamily functioningpt_PT
dc.subjectPsychometric studiespt_PT
dc.subjectPsicologia da Educaçãopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Artes e Humanidadespt_PT
dc.titleComunicação Avós-Netos. Estudos psicométricos preliminares com a escala de Avaliação da Comunicação na Grã-Parentalidade (COMGRA)pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia da Educaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação - Psicologia da Educação - Alícia Barradas.pdf
Size:
741.74 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: