Repository logo
 
Publication

Desenvolvimento profissional: relatório de vivências no ensino da educação física durante o estágio pedagógico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorGouveia, Élvio Rúbio Quintal
dc.contributor.authorLuz, José Pedro Reis Pires Vieira da
dc.date.accessioned2024-01-11T11:51:24Z
dc.date.available2024-01-11T11:51:24Z
dc.date.issued2023-12-12
dc.description.abstractO presente relatório enquadra-se no âmbito do processo de Estágio Pedagógico, realizado numa escola pública do concelho do Funchal, incluído no Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Madeira. Este documento tem como objetivo explicar de forma contextualizada todas as opções associadas às atividades realizadas durante o estágio, com ênfase no desenvolvimento de uma capacidade reflexiva e crítica diante dos desafios e experiências vivenciadas no processo de ensino-aprendizagem. Neste sentido, e com o propósito de apresentar com clareza e precisão o trabalho desenvolvido e o crescimento pessoal daí resultante, o relatório é revelador de um conjunto de diferentes atividades relacionadas com o estágio pedagógico, nomeadamente a Prática Letiva, Atividades de Intervenção na Comunidade Escolar, Atividades de Integração no Meio e Ações Científico-Pedagógicas que contribuíram para uma formação mais transversal. Desta forma, torna-se evidente que este estágio desempenhou um papel crucial na nossa capacitação como professores de Educação Física, proporcionando-nos um conjunto de competências essenciais para o nosso desempenho profissional futuro. O professor de Educação Física tem de considerar as diferenças individuais de cada aluno para promover uma aprendizagem de qualidade, pois ensinar é um processo que não serve apenas para garantir o desenvolvimento das capacidades e potencialidades dos melhores, mas serve também para garantir o sucesso daqueles alunos que não têm tantas condições ou oportunidades para atingir o máximo sucesso. É importante termos um conhecimento tão profundo quanto possível das capacidades de cada aluno para podermos reajustar o ensino às suas capacidades. É crucial dedicar especial atenção àqueles que enfrentam maiores dificuldades, envolvê-los, comprometê los e motivá-los. Este foi o nosso foco durante o período de estágio. Neste sentido, o estágio pedagógico, proporcionou a aquisição de um conjunto de conhecimentos profissionais e pessoais fundamentais na identificação e resolução de problemas pedagógicos.pt_PT
dc.description.abstractThis report is part of the Pedagogical Internship process, carried out in a public school in the municipality of Funchal, included in the Master's Degree in Teaching Physical Education in Primary and Secondary Education at the University of Madeira. This document aims to explain in a contextualized way all the options associated with the activities carried out during the internship, with an emphasis on developing a reflective and critical capacity in the face of the challenges and experiences lived in the teaching-learning process. In this sense, and with the aim of clearly and precisely presenting the work carried out and the resulting personal growth, the report reveals a set of different activities related to the teaching internship, namely Teaching Practice, Intervention Activities in the School Community, Integration Activities in the Environment and Scientific-Pedagogical Actions that contributed to a more transversal training. In this way, this internship played a crucial role in our training as Physical Education teachers, providing us with a set of essential skills for our future professional performance. The PE teacher must consider the individual differences of each student in order to promote quality learning, because teaching is a process that not only serves to ensure the development of the abilities and potential of the best, but also serves to guarantee the success of those students who don't have as many conditions or opportunities to achieve maximum success. It's important to have as deep an understanding as possible of each student's abilities so that we can readjust teaching to suit them. It is crucial to pay special attention to those who face the greatest difficulties, to involve, engage and motivate them. This was our focus during the internship period. In this sense, the teaching internship, enabled us to acquire a set of professional and personal skills that are fundamental to identifying and solving teaching problems.pt_PT
dc.identifier.tid203458834pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/5473
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação físicapt_PT
dc.subjectEstágio pedagógicopt_PT
dc.subjectEnsinopt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectReflexãopt_PT
dc.subjectPhysical educationpt_PT
dc.subjectPedagogical internshippt_PT
dc.subjectTeachingpt_PT
dc.subjectInclusionpt_PT
dc.subjectReflectionpt_PT
dc.subjectEnsino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleDesenvolvimento profissional: relatório de vivências no ensino da educação física durante o estágio pedagógicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório Final_Pedro Luz.pdf
Size:
7.23 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: