Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio da intervenção pedagógica na EB1/PE da Achada, EB1/PE da Assomada e EB1/PE da Ladeira

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorKot-Kotecki, Ana Maria França Freitas
dc.contributor.authorFerreira, Soraia João Sousa
dc.date.accessioned2018-03-07T16:14:19Z
dc.date.available2018-03-07T16:14:19Z
dc.date.issued2017-11-28
dc.description.abstractO relatório de estágio ilustra o percurso pedagógico realizado na Escola Básica com PréEscolar (EB1/PE) da Achada, na EB1/PE da Assomada e por fim na EB1/PE da Ladeira. No que concerne à primeira escola, a prática realizada ocorreu em contexto de Educação PréEscolar (EPE), com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os três e os seis anos no período de outubro a dezembro de 2015. As restantes práticas, quer a da Escola da Assomada, como a da Ladeira, foram realizadas em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.ºCEB). Esta primeira prática foi desenvolvida entre abril e junho de 2016 com uma turma de 1.º ano, com idades entre os seis e os sete anos. A última prática enunciada foi desenvolvida num 4.º ano, com as idades da turma a variarem entre os nove e os onze anos, no período de outubro a dezembro 2016. A metodologia de investigação-ação foi empregada nos dois primeiros estágios: EPE e 1.ºano do 1.ºCEB, visto que surge como uma metodologia que permite alcançar a qualidade do ensino. Assim, realizaram-se projetos de investigação em que se pretendia identificar uma problemática, investigar e implementar estratégias capazes de solucionar os problemas detetados. Na EPE, as crianças aprendem através das brincadeiras, e no caso deste grupo detetou-se pouca exploração dos espaços para criar novas aprendizagens. Assim sendo, chegou-se à questão problema: De que forma as crianças da Sala Arco-íris poderão explorar os espaços interiores e exteriores da sala, de modo a que as suas aprendizagens sejam significativas? Relativamente ao 1.º ano, notou-se que os alunos apresentavam dificuldades em estar concentrados e motivados, levantando-se, assim, a seguinte questão: De que forma as crianças do 1.º ano da Escola da Assomada podem desenvolver a motivação e a concentração através de atividades lúdicas? No último estágio esta metodologia não foi empregue, dado que este se centrou em questões do ponto de vista didático.pt_PT
dc.description.abstractThis taineeship report illustrates the pedagogical roadmap carried out at the Basic School with PE of Achada, at the Basic School with PE of Assomada and finally at the Basic School with PE at Ladeira. As for the first school, the practice was carried out in a Pre-school Education (EPE) context, with a group of children between the ages of three and six years between October and December of 2015. The remaining practices, both that of the Assomada school, and that of Ladeira, were carried out in the context of the 1st Cycle of Basic Education (1st CEB). As for the first practice, this was developed in between April and June with a class of 1 year, between the ages of six and seven. The last practice was developed in the 4th year, in which the ages of the class varied between nine and eleven years old, in the period between October and December 2016. The action-research methodology was used in the first two stages, EPE and 1st year, since this enables the improvement of teaching. Research projects were carried out in order to identify a problem, investigate and implement strategies capable of solving the detected challenges. In EPE, children learn through recreation, and in the case of this group there was little exploration of spaces to create new forms of learning, so the following question was made. How can children of the Rainbow Room explore inner spaces and the room itself, so that their learning is meaningful? At year one, students presented difficulties in maintaing levels of concentration and motivation, raising the following question: How can children of the first Grade of Assomada develop motivation and concentration through recreational activities ? At the last stage, this methodology was not used, since it focused on questions from a didactic point of view.pt_PT
dc.identifier.tid201834570pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/1838
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEscolapt_PT
dc.subjectPrática pedagógicapt_PT
dc.subjectInvestigação-açãopt_PT
dc.subjectExploração dos espaçospt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectCooperaçãopt_PT
dc.subjectSchoolpt_PT
dc.subjectPedagogical practicept_PT
dc.subjectAction researchpt_PT
dc.subjectExploration of spacespt_PT
dc.subjectMotivationpt_PT
dc.subjectCooperationpt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleRelatório de estágio da intervenção pedagógica na EB1/PE da Achada, EB1/PE da Assomada e EB1/PE da Ladeirapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoSoraiaFerreira.pdf
Size:
3.64 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: