Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.58 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
As experiências mais significativas na vida de um estudante estão associadas a
vivências emocionais, muitas delas marcantes. Ao conectar as palavras aos sentimentos, a forma como o cérebro da criança se desenvolve pode sofrer alterações, surgindo ligações entre a parte emocional e racional do cérebro. Assim sendo, a aprendizagem e o sucesso escolar serão naturalmente influenciados pela literacia ou iliteracia emocional por parte dos estudantes. O presente estudo centra-se então nesta interacção entre a emoção e a cognição.
Com este intuito, foi construído e aplicado um instrumento com base no Modelo de
Inteligência Emocional de Mayer e Salovey (1997). A amostra foi constituída por 157
participantes (72 do género feminino e 84 do género masculino) do 9º ano de escolaridade
de duas escolas da Região Autónoma da Madeira. A extensão do vocabulário dos
adolescentes foi de 80 emoções. A variável meio envolvente não parece influenciar o
conhecimento do vocabulário emocional e não se pode concluir que a variável género
influencie ou não o conhecimento deste. Apesar de o conhecimento do vocabulário
emocional não parecer estar relacionado com o sucesso escolar, a categorização correcta
do mesmo está associada. Portanto, pode-se afirmar que existe uma relação entre o sucesso escolar e a literacia emocional. Por fim, não se pode afirmar que exista uma relação entre as variáveis conhecimento do vocabulário emocional e retenção escolar.
Description
Keywords
Aprendizagem Sucesso escolar Literacia emocional Madeira (Portugal) . Centro de Ciências Sociais