Publication
Literacia emocional nos adolescentes: a emoção como sustentáculo para a aprendizagem e o sucesso escolar...?
dc.contributor.advisor | Franco, Maria da Glória Salazar d`Eça Costa | |
dc.contributor.author | Jorge, Sílvia Olímpia Freitas | |
dc.date.accessioned | 2013-02-13T12:03:41Z | |
dc.date.available | 2013-02-13T12:03:41Z | |
dc.date.issued | 2013-02-13 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.description.abstract | As experiências mais significativas na vida de um estudante estão associadas a vivências emocionais, muitas delas marcantes. Ao conectar as palavras aos sentimentos, a forma como o cérebro da criança se desenvolve pode sofrer alterações, surgindo ligações entre a parte emocional e racional do cérebro. Assim sendo, a aprendizagem e o sucesso escolar serão naturalmente influenciados pela literacia ou iliteracia emocional por parte dos estudantes. O presente estudo centra-se então nesta interacção entre a emoção e a cognição. Com este intuito, foi construído e aplicado um instrumento com base no Modelo de Inteligência Emocional de Mayer e Salovey (1997). A amostra foi constituída por 157 participantes (72 do género feminino e 84 do género masculino) do 9º ano de escolaridade de duas escolas da Região Autónoma da Madeira. A extensão do vocabulário dos adolescentes foi de 80 emoções. A variável meio envolvente não parece influenciar o conhecimento do vocabulário emocional e não se pode concluir que a variável género influencie ou não o conhecimento deste. Apesar de o conhecimento do vocabulário emocional não parecer estar relacionado com o sucesso escolar, a categorização correcta do mesmo está associada. Portanto, pode-se afirmar que existe uma relação entre o sucesso escolar e a literacia emocional. Por fim, não se pode afirmar que exista uma relação entre as variáveis conhecimento do vocabulário emocional e retenção escolar. | por |
dc.description.sponsorship | Universidade da Madeira | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/335 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Sucesso escolar | por |
dc.subject | Literacia emocional | por |
dc.subject | Madeira (Portugal) | por |
dc.subject | . | por |
dc.subject | Centro de Ciências Sociais | por |
dc.title | Literacia emocional nos adolescentes: a emoção como sustentáculo para a aprendizagem e o sucesso escolar...? | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.discipline | Ciências Sociais | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Psicologia da Educação | por |