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Abstract(s)
Nos tempos actuais, com a crise que todas as organizações sociais e a
nossa sociedade atravessam, as escolas necessitam de uma liderança
adequada aos tempos de crise versus uma gestão que seria mais apropriada
para tempos de magnificência. Uma liderança preocupada mais com as
pessoas, as aprendizagens, o ensino e os alunos. Um modelo de liderança
instrucional e pedagógico, focado nas dimensões que o líder instrucional ou
pedagógico deve concretizar: definição da missão da escola, gestão dos
programas de ensino e promoção de um clima de aprendizagem (Hallinger,
2005).
Nesta era dominada por grandes preocupações relacionadas com a
accountability, a responsabilidade organizacional, o melhoramento das
aprendizagens e o aumento dos resultados académicos dos alunos, a
liderança escolar pode ser um agente catalisador para a mudança que se
pretende imprimir nas nossas escolas. Daí que seja necessário repensar a
liderança escolar de forma a centrarmos a liderança nas aprendizagens e
nos resultados dos alunos.
Nesta conferência, começaremos por definir o nosso conceito de liderança,
diferenciaremos a liderança da gestão burocrática e ressaltaremos a
liderança pedagógica direccionada para as aprendizagens e os resultados
dos alunos de modo a contrapor a uma gestão escolar predominantemente
administrativa uma liderança escolar para o tempo de crise.
Description
Keywords
Escola Liderança . Faculdade de Ciências Sociais
Citation
Publisher
Universidade da Madeira, Centro de Investigação em Educação