Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A escola em tempo de crise: gerir ou liderar? Gestão (escolar) para tempo de magnificência e liderança (escolar) para tempo de crise

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
A escola em tempo de crise António Bento.pdf1.31 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Nos tempos actuais, com a crise que todas as organizações sociais e a nossa sociedade atravessam, as escolas necessitam de uma liderança adequada aos tempos de crise versus uma gestão que seria mais apropriada para tempos de magnificência. Uma liderança preocupada mais com as pessoas, as aprendizagens, o ensino e os alunos. Um modelo de liderança instrucional e pedagógico, focado nas dimensões que o líder instrucional ou pedagógico deve concretizar: definição da missão da escola, gestão dos programas de ensino e promoção de um clima de aprendizagem (Hallinger, 2005). Nesta era dominada por grandes preocupações relacionadas com a accountability, a responsabilidade organizacional, o melhoramento das aprendizagens e o aumento dos resultados académicos dos alunos, a liderança escolar pode ser um agente catalisador para a mudança que se pretende imprimir nas nossas escolas. Daí que seja necessário repensar a liderança escolar de forma a centrarmos a liderança nas aprendizagens e nos resultados dos alunos. Nesta conferência, começaremos por definir o nosso conceito de liderança, diferenciaremos a liderança da gestão burocrática e ressaltaremos a liderança pedagógica direccionada para as aprendizagens e os resultados dos alunos de modo a contrapor a uma gestão escolar predominantemente administrativa uma liderança escolar para o tempo de crise.

Description

Keywords

Escola Liderança . Faculdade de Ciências Sociais

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade da Madeira, Centro de Investigação em Educação