Repository logo
 
Publication

Projeto comunidade de aprendizagem: desvelando uma prática pedagógica

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorFino, Carlos Manuel Nogueira
dc.contributor.advisorPereira, José Santos
dc.contributor.authorAraújo, Luiza Victor de
dc.date.accessioned2019-04-01T14:27:44Z
dc.date.available2019-04-01T14:27:44Z
dc.date.issued2019-03-11
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como principal escopo garimpar, descrever e interpretar as práticas pedagógicas vigentes na Comunidade de Aprendizagem. Para tanto, como metodologia, optou-se por uma abordagem qualitativa e de natureza etnográfica orientada pela utilização de variadas técnicas para a coleta de dados – observação participante, diário de campo, entrevista etnográfica, análise documental e fotografia. Pautou-se, como referencial teórico, nas reflexões interacionistas de Piaget (1973) e Vygotsky (1978, 1989), nos princípios de Inovação Pedagógica e Construcionismo de Fino (2004, 2005 e 2008) e Papert (2008), bem como na Aprendizagem Dialógica discutida por Freire (1997, 2003) e Aubert et al. (2008). A análise dos dados coletados no ambiente natural, à luz do método de análise de conteúdo proposto por Bardin (2010), evidenciou que as práticas pedagógicas lá desenvolvidas são consideradas inovadoras e podem ser desveladas através das seguintes categorias: construção do conhecimento; protagonismo juvenil e participação escolar e comunitária e transformação social e educativa, o que confirma a hipótese emergida no campo de pesquisa, pois apresentam como elementos norteadores o protagonismo, a autonomia da construção do conhecimento e o prazer pela descoberta.pt_PT
dc.description.abstractThis research aims in its main scope to collect, describe and interpret the pedagogical practices in a Learning Community. As a methodology, a qualitative and ethnographic approach was chosen based on the use of various data collection strategies - participant observation, field log, ethnographic interview, documentary analysis and photographs. It was used as a theoretical reference in the interactionist reflections of Piaget (1973) and Vygotsky (1978, 1989), in the principles of Pedagogical Innovation and Constructionism of Fine (2004, 2005 and 2008) and Papert (2008) as well as in Dialogic Learning discussed by Freire (1997, 2003) and Aubert et al. (2008). The analysis of data collected in the natural environment, basing on the method of content analysis proposed by Bardin (2010), showed that the pedagogical practices developed at that school are considered innovative and can be unveiled through the following categories: knowledge construction; youth protagonism and school and community participation and social and educational transformation, which confirms the hypothesis emerged in the field research, since they have as guiding elements the protagonism, autonomy of the construction of knowledge and pleasure for discovery.pt_PT
dc.identifier.tid202204723pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/2338
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectInovação pedagógicapt_PT
dc.subjectConstrucionismopt_PT
dc.subjectComunidade de aprendizagempt_PT
dc.subjectAprendizagem dialógicapt_PT
dc.subjectPedagogical innovationpt_PT
dc.subjectConstructionismpt_PT
dc.subjectLearning communitiespt_PT
dc.subjectDialogic learningpt_PT
dc.subjectCiências da Educação - Inovação Pedagógicapt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleProjeto comunidade de aprendizagem: desvelando uma prática pedagógicapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação apresentada ao Conselho Científico do Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira, como requisito parcial para obtenção do grau de mestre do Mestrado em Ciências da Educaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoLuizaAraújo.pdf
Size:
2.8 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: