Repository logo
 
Publication

A utilização da metáfora pictórica na retórica das imagens publicitárias

dc.contributor.authorMateus, Samuel
dc.date.accessioned2020-10-27T15:58:03Z
dc.date.available2020-10-27T15:58:03Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractA Publicidade partilha com a Retórica a preocupação com a persuasividade das suas mensagens. Tendo em conta a dimensão visual do discurso publicitário, a análise retórica das imagens não é apenas recomendável como um exercício fundamental de reconhecimento da realização persuasiva da publicidade. Neste artigo, enfatizamos a Retórica Visual como ferramenta de análise da publicidade, e discutimos a utilização particular de um mecanismo tropológico da Retórica: a metáfora; em particular, o uso não-verbal da metáfora. Partindo da proposta teórica e metodológica de Charles Forceville (1996), analisaremos três operacionalizações da metaforização pictórica: a metáfora verbo-pictórica, a metáfora in absentia e a metáfora in praesentia. Conforme se conclui, é a destabilização do sentido obtida pela utilização da metáfora pictórica que produz novas suposições e leva a inferir novas implicações de sentido que são cruciais na interpretação do anúncio de publicidade.pt_PT
dc.description.abstractAdvertising shares with Rhetoric a central concern with persuasion. Given the visual dimension of the advertising discourse, a rhetorical analysis of images is not only recommended as well as a fundamental exercise of recognition of the persuasion contained in advertising. In this paper, we emphasize Visual Rhetoric as a tool of analysis of advertising and discuss the use of a rhetorical trope: the metaphor; in particular, the non-verbal use of the metaphor. Taking the theoretical and methodological proposal of Charles Forceville (1996), we will examine three operations of pictorial metaphorization: verb-pictorial metaphor, the metaphor in absentia and the metaphor in praesentia. As it follows, it is the meaning destabilization obtained by the pictoria metaphor that produces new assumptions and leads one to infer new implications of meaning that are crucial in the interpretation of the adpt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMateus, S. (2018). A utilização da metáfora pictórica na retórica das imagens publicitárias. Revista Rhêtorikê. nº 5, 1-23. 109-124.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/2945
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade da Beira Interior, LabCom.IFPpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectRetórica visualpt_PT
dc.subjectMetáfora pictóricapt_PT
dc.subjectMetáforapt_PT
dc.subjectPublicidadept_PT
dc.subjectImagempt_PT
dc.subjectVisual rhetoricpt_PT
dc.subjectPictorial metaphorpt_PT
dc.subjectMetaphorpt_PT
dc.subjectForcevillept_PT
dc.subjectAdvertisingpt_PT
dc.subjectImagept_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Artes e Humanidadespt_PT
dc.titleA utilização da metáfora pictórica na retórica das imagens publicitáriaspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage23pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleRevista Rhêtorikêpt_PT
oaire.citation.volume5pt_PT
person.familyNameMateus
person.givenNameSamuel
person.identifier0000000069601294
person.identifier.ciencia-id7510-B725-7BE3
person.identifier.orcid0000-0002-1034-6449
person.identifier.scopus-author-id57188589802
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationb4dedee1-9076-4d77-a4e7-096bbc60b651
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryb4dedee1-9076-4d77-a4e7-096bbc60b651

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
A Utilização da Metáfora Pictórica na Retórica das Imagens Publicitárias.pdf
Size:
9.42 MB
Format:
Adobe Portable Document Format