Publication
CompetĂȘncias socioemocionais e autoconceito como fatores protetores do bullying e o seu impacto no rendimento escolar
datacite.subject.fos | CiĂȘncias Sociais::Psicologia | |
datacite.subject.fos | CiĂȘncias Sociais::CiĂȘncias da Educação | |
dc.contributor.advisor | Franco, Maria da GlĂłria Salazar Dâ Eça | |
dc.contributor.advisor | Beja, Maria JoĂŁo Gouveia Pereira | |
dc.contributor.author | CĂąmara, Daniela Sofia Nascimento | |
dc.date.accessioned | 2025-05-13T09:30:30Z | |
dc.date.available | 2025-05-13T09:30:30Z | |
dc.date.issued | 2025-04-10 | |
dc.description.abstract | O presente estudo pretende descrever e comparar a auto perceção de bullying (vĂtimas versus nĂŁo vĂtimas) com base nas variĂĄveis competĂȘncias socioemocionais (CSE), autoconceito e rendimento escolar. Assim sendo, a amostra foi composta por 52 jovens da RegiĂŁo AutĂłnoma da Madeira, com idades entre os 15 e 18 anos. A avaliação das variĂĄveis foi realizada atravĂ©s de um questionĂĄrio sociodemogrĂĄfico e de auto perceção de bullying, a Escala de Avaliação de CompetĂȘncias Pessoais e Sociais âPara mim Ă© fĂĄcilâ (Gaspar & Matos, 2015), e a Escala de Avaliação do Autoconceito âPiers-Harris Childrenâs Self-Concept Scaleâ a versĂŁo adaptada para a população portuguesa (Veiga & Leite, 2016). Os resultados revelaram que nĂŁo existem diferenças estatisticamente significativas entre vĂtimas e nĂŁo vĂtimas de bullying em relação Ă s variĂĄveis CSE, autoconceito e rendimento escolar. Ademais, foi evidenciada uma correlação negativa quase significativa entre autoconceito e auto perceção de bullying, (r= -0,23, p= 0,102), isto Ă©, jovens que percecionam ser vĂtimas tendem a demonstrar nĂveis ligeiramente mais baixos de autoconceito. Os dados indicam ademais que o bullying nesta amostra Ă© mais predominante em jovens do sexo feminino e em adolescentes em faixas etĂĄrias mais novas, nomeadamente, nos 15 anos. | por |
dc.description.abstract | The present study aims to describe and compare the self-perception of bullying (victims versus non-victims) based on the variables of social and emotional skills, self concept, and academic performance. The sample consisted of 52 young individuals from the Autonomous Region of Madeira, aged between 15 and 18 years. The assessment of the variables was conducted using a sociodemographic and self-perception of bullying questionnaire, the Personal and Social Competence Assessment Scale âPara mim Ă© fĂĄcilâ (âFor me, it's easyâ) (Gaspar & Matos, 2015), and the Self-Concept Evaluation Scale âPiers Harris Childrenâs Self-Concept Scale,â adapted for the Portuguese population (Veiga & Leite, 2016). The results revealed no statistically significant differences between bullying victims and non-victims regarding the variables of social and emotional skills, self-concept, and academic performance. Moreover, an almost significant negative correlation was found between self-concept and self-perception of bullying (r = -0.23, p = 0.102), indicating that young people who perceive themselves as victims tend to exhibit slightly lower levels of self concept. The data indicates that bullying in this sample is more prevalent among females and younger teenagers, particularly those aged 15. | eng |
dc.identifier.tid | 203940512 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/7271 | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | |
dc.subject | CompetĂȘncias socioemocionais | |
dc.subject | Autoconceito | |
dc.subject | Bullying | |
dc.subject | Rendimento escolar | |
dc.subject | Socio-emotional skills | |
dc.subject | Self-concept | |
dc.subject | Academic performance | |
dc.subject | Psicologia da Educação | |
dc.subject | . | |
dc.subject | Faculdade de Artes e Humanidades | |
dc.title | CompetĂȘncias socioemocionais e autoconceito como fatores protetores do bullying e o seu impacto no rendimento escolar | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
thesis.degree.name | Mestrado em Psicologia da Educação |