Repository logo
 
Publication

Quando a ciência dialoga com a vida no currículo

dc.contributor.authorSousa, Jesus Maria
dc.date.accessioned2021-04-05T12:36:24Z
dc.date.available2021-04-05T12:36:24Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractNa senda da proposta já há anos defendida de um “currículo-como-vida” (Sousa, 2012), que olha com desconfiança para a escola, quando esta funciona desligada da realidade vivida e alienada dos verdadeiros problemas que afligem a humanida de, esta comunicação pretende sublinhar a necessidade de o Currículo colocar a Ciência ao serviço da Vida, de forma consciente e teleológica, tendo como objetivo primordial a realização de cada aluno como pessoa, sem no entanto perder de vista as implicações no desenvolvimento e sustentabilidade da comunidade, da região, do país e, ao fim e ao cabo, do planeta onde vive. É esta consciência ecológica, enquanto visão de pertença a um Todo, meio na tural e social, que deverá estar presente no Currículo, no respeito pelo património paisagístico e cultural, como fator da sua própria sobrevivência. Do ponto de vista do “currículo-como-vida”, a literacia científica ultrapassa o domínio dos conteúdos programáticos em si, desconectados, porque os coloca ao serviço da resolução de problemas reais, aliando conhecimentos, atitudes e valores, de uma forma integrada, com significado pessoal. Partindo da curiosidade natural, o conhecimento (científico) do mundo envolve observação atenta, experimentação, tentativas e erros, descobertas e partilhas, alicerçadas (sempre) em espírito crítico. Quantas vezes os primeiros passos de literacia científica são abortados por falta de tempo ou de paciência face às perguntas sobre o mundo feitas pelas crianças? São questões como esta que a comunicação pretende levantar.pt_PT
dc.description.abstractIn the course of the proposal for years defended about a “curriculum-as-life” (Sousa, 2012), which looks suspiciously at the school, when it works disconnected from the lived reality and alienated from the real problems that afflict humani ty, this communication intends to underline the need for the Curriculum to place Science at the service of Life, consciously and teleologically, having as its primary objective the achievement of each student as a person, without losing sight of the implications for the development and sustainability of the community, the region, the country and, ultimately, of the planet where the student lives. It is this ecological awareness, as a vision of belonging to a Whole, the natural and social environment, that should be present in the Curriculum, respecting the landscape and cultural heritage, as a factor of his/her own survival. From the “curriculum-as-a-life” point of view, scientific literacy goes beyond the domain of program contents themselves, disconnected, because it puts them at the service of solving real problems, combining knowledge, attitudes and values in an integrated way, and with personal meaning. Starting from natural curiosity, (scien tific) knowledge of the world involves careful observation, experimentation, trial and error, discovery and sharing, (always) grounded in a critical spirit. How often are the first steps of scientific literacy aborted for lack of time or patience to answer children’s questions about the world? The communication intends to raise issues like this.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.34640/universidademadeira2021sousapt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/3238
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherCentro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa)pt_PT
dc.relationCenter for Research in Education
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectLiteracia científicapt_PT
dc.subjectCurrículopt_PT
dc.subjectEcologiapt_PT
dc.subjectSustentabilidade ambientalpt_PT
dc.subjectScientific literacypt_PT
dc.subjectCurriculumpt_PT
dc.subjectEcologypt_PT
dc.subjectEnvironmental sustainabilitypt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleQuando a ciência dialoga com a vida no currículopt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleCenter for Research in Education
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F04083%2F2020/PT
oaire.citation.conferencePlaceFunchal, Madeira (Portugal)pt_PT
oaire.citation.endPage47pt_PT
oaire.citation.startPage41pt_PT
oaire.citation.titleLiteracia científica: ensino, aprendizagem e quotidianopt_PT
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
person.familyNameSousa
person.givenNameJesus Maria
person.identifier.ciencia-id6213-31CC-FF2E
person.identifier.orcid0000-0002-1931-8858
person.identifier.ridA-7543-2014
person.identifier.scopus-author-id7202617780
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication6f9489d9-eb5e-4d10-ad57-552a22535581
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery6f9489d9-eb5e-4d10-ad57-552a22535581
relation.isProjectOfPublication3d78e8ae-5d47-4285-878b-bc2262c84687
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery3d78e8ae-5d47-4285-878b-bc2262c84687

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Quando a ciência dialoga com a vida no currículo.pdf
Size:
236.85 KB
Format:
Adobe Portable Document Format