Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
3.02 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Nesta dissertação começo por fazer uma pequena reflexão sobre a minha experiência profissional. Seguindo-se a abordagem teórica que esteve como suporte para o
desenvolvimento do meu estudo de caso, implementado nas minhas quatro turmas de 7º
ano, num total de 109 alunos. Este estudo, baseou-se na aplicação de duas tarefas na
unidade temática das Funções utilizando as tecnologias, nomeadamente, do robot
MINDSTORMS® NXT da LEGO® e do software de geometria dinâmica GeoGebra como
ferramentas de introdução e consolidação de conteúdos. O propósito desta tese de
mestrado centra-se na importância e na relevância da utilização destas tecnologias no ensino da Matemática, no caso específico das Funções no 7º ano. A recolha e análise dos dados para a elaboração desta tese foram baseadas exclusivamente na vivência dos alunos aquando da realização das tarefas propostas, através da grelha de observação diária, da gravação em áudio e vídeo, de fotografias, das fichas de trabalho e dos questionários, visto ter optado por uma investigação qualitativa em que a participação dos intervenientes é fundamental. Foi evidente uma aceitação positiva por parte dos alunos a estas tecnologias.
Assim sendo, permitiu-me concluir que realmente a aprendizagem dos mesmos foi
significativa visto que a utilização destas ferramentas facilitou a aprendizagem de alguns conceitos abordados na unidade temática das Funções.
Description
Keywords
Robot MINDSTORMS® NXT da LEGO® GeoGebra Funções Tecnologias Matemática Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário . Centro de Ciências Exatas e da Engenharia