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Os robots e a geometria dinâmica no ensino das funções no 7º Ano de Escolaridade: um estudo de caso
dc.contributor.advisor | Drumond, Custódia Mercês Reis Rodrigues | |
dc.contributor.author | Marques, Ana Lina Aleixo | |
dc.date.accessioned | 2014-11-03T15:17:09Z | |
dc.date.available | 2014-11-03T15:17:09Z | |
dc.date.issued | 2014-01 | |
dc.date.submitted | 2014-11-03 | |
dc.description.abstract | Nesta dissertação começo por fazer uma pequena reflexão sobre a minha experiência profissional. Seguindo-se a abordagem teórica que esteve como suporte para o desenvolvimento do meu estudo de caso, implementado nas minhas quatro turmas de 7º ano, num total de 109 alunos. Este estudo, baseou-se na aplicação de duas tarefas na unidade temática das Funções utilizando as tecnologias, nomeadamente, do robot MINDSTORMS® NXT da LEGO® e do software de geometria dinâmica GeoGebra como ferramentas de introdução e consolidação de conteúdos. O propósito desta tese de mestrado centra-se na importância e na relevância da utilização destas tecnologias no ensino da Matemática, no caso específico das Funções no 7º ano. A recolha e análise dos dados para a elaboração desta tese foram baseadas exclusivamente na vivência dos alunos aquando da realização das tarefas propostas, através da grelha de observação diária, da gravação em áudio e vídeo, de fotografias, das fichas de trabalho e dos questionários, visto ter optado por uma investigação qualitativa em que a participação dos intervenientes é fundamental. Foi evidente uma aceitação positiva por parte dos alunos a estas tecnologias. Assim sendo, permitiu-me concluir que realmente a aprendizagem dos mesmos foi significativa visto que a utilização destas ferramentas facilitou a aprendizagem de alguns conceitos abordados na unidade temática das Funções. | por |
dc.identifier.tid | 201156989 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/648 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Robot MINDSTORMS® NXT da LEGO® | por |
dc.subject | GeoGebra | por |
dc.subject | Funções | por |
dc.subject | Tecnologias | por |
dc.subject | Matemática | por |
dc.subject | Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário | por |
dc.subject | . | por |
dc.subject | Centro de Ciências Exatas e da Engenharia | por |
dc.title | Os robots e a geometria dinâmica no ensino das funções no 7º Ano de Escolaridade: um estudo de caso | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.discipline | Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário | por |