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Os robots e a geometria dinâmica no ensino das funções no 7º Ano de Escolaridade: um estudo de caso

dc.contributor.advisorDrumond, Custódia Mercês Reis Rodrigues
dc.contributor.authorMarques, Ana Lina Aleixo
dc.date.accessioned2014-11-03T15:17:09Z
dc.date.available2014-11-03T15:17:09Z
dc.date.issued2014-01
dc.date.submitted2014-11-03
dc.description.abstractNesta dissertação começo por fazer uma pequena reflexão sobre a minha experiência profissional. Seguindo-se a abordagem teórica que esteve como suporte para o desenvolvimento do meu estudo de caso, implementado nas minhas quatro turmas de 7º ano, num total de 109 alunos. Este estudo, baseou-se na aplicação de duas tarefas na unidade temática das Funções utilizando as tecnologias, nomeadamente, do robot MINDSTORMS® NXT da LEGO® e do software de geometria dinâmica GeoGebra como ferramentas de introdução e consolidação de conteúdos. O propósito desta tese de mestrado centra-se na importância e na relevância da utilização destas tecnologias no ensino da Matemática, no caso específico das Funções no 7º ano. A recolha e análise dos dados para a elaboração desta tese foram baseadas exclusivamente na vivência dos alunos aquando da realização das tarefas propostas, através da grelha de observação diária, da gravação em áudio e vídeo, de fotografias, das fichas de trabalho e dos questionários, visto ter optado por uma investigação qualitativa em que a participação dos intervenientes é fundamental. Foi evidente uma aceitação positiva por parte dos alunos a estas tecnologias. Assim sendo, permitiu-me concluir que realmente a aprendizagem dos mesmos foi significativa visto que a utilização destas ferramentas facilitou a aprendizagem de alguns conceitos abordados na unidade temática das Funções.por
dc.identifier.tid201156989
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/648
dc.language.isoporpor
dc.subjectRobot MINDSTORMS® NXT da LEGO®por
dc.subjectGeoGebrapor
dc.subjectFunçõespor
dc.subjectTecnologiaspor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectEnsino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundáriopor
dc.subject.por
dc.subjectCentro de Ciências Exatas e da Engenhariapor
dc.titleOs robots e a geometria dinâmica no ensino das funções no 7º Ano de Escolaridade: um estudo de casopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineEnsino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundáriopor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundáriopor

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