Repository logo
 
Publication

A importância da personalidade criativa e do bem-estar docente nas metodologias de ensino

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorGarcês, Soraia Fernandes
dc.contributor.authorSousa, Maria Graciela Rodrigues de
dc.date.accessioned2023-03-21T11:38:08Z
dc.date.available2023-03-21T11:38:08Z
dc.date.issued2023-02-24
dc.description.abstractA Educação representa um papel importante na formação dos mais jovens e na aquisição de conhecimentos pertinentes para enfrentar as exigências do mundo moderno, o que destaca a importância do papel do professor. A literatura (Estrada, 2013) aborda a importância e eficácia dos diversos métodos de ensino no processo de aprendizagem dos alunos, porém torna-se fundamental explorar e investigar a escolha destes métodos e ver se existem variáveis que influenciam, pelo que o objetivo principal deste estudo consiste em estudar a importância da personalidade criativa e do bem-estar docentes nas metodologias de ensino utilizadas pelos docentes nos diferentes ciclos de ensino. A amostra do estudo foi constituída por 329 docentes distribuídos por Portugal Continental e Ilhas, com uma média global de idades de 48.67 anos. Relativamente aos instrumentos utilizados, foi aplicado um Questionário Sociodemográfico sobres os Métodos de Ensino, a Escala da Personalidade Criativa – Versão Reduzida (Pocinho et al., 2020) e a Escala do Bem-Estar Experiencial (Garcês et al., 2022). Os resultados demonstraram que a criatividade apresenta uma relação positiva significativa com o bem estar, com o método ativo/interrogativo e o método demonstrativo e uma relação negativa, apesar de não significativa, com o método expositivo. O bem-estar estabelece uma relação positiva significativa com o método ativo/interrogativo e o método demonstrativo e uma relação negativa significativa com o método expositivo.pt_PT
dc.description.abstractEducation plays an important role in training young people and in acquiring relevant knowledge to face the demands of the modern world, which highlights the importance of the teacher’s role. The literature (Estrada, 2013) addresses the importance and effectiveness of different teaching methods in the students' learning process, but it’s essential to explore and study the choice of these methods and see if there are variables that influence them, so the main objective of this study is to study the importance of the creative personality and well-being of teachers in the teaching methodologies used by them in different education levels. The sample consisted of 329 teachers distributed across mainland Portugal and the Islands, with an overall average age of 48.67 years old. The instruments applied were the Sociodemographic Questionnaire of Teaching Methods, the Creative Personality Scale – Short Version (Pocinho et al., 2020) and the Experiential Well-Being Scale (Garcês et al., 2022). The results showed that creativity has a significant positive relationship with well-being, with the active/interrogative method and the demonstrative method and a negative relationship, although isn’t significant, with the expository method. Well-being establishes a significant positive relationship with the active/interrogative method and the demonstrative method and a significant negative relationship with the expository method.pt_PT
dc.identifier.tid203251261pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/5107
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPersonalidade criativapt_PT
dc.subjectBem-estarpt_PT
dc.subjectMetodologias de ensinopt_PT
dc.subjectDocentespt_PT
dc.subjectCiclos de ensinopt_PT
dc.subjectCreative personalitypt_PT
dc.subjectWell-beingpt_PT
dc.subjectTeaching methodologiespt_PT
dc.subjectTeacherspt_PT
dc.subjectEducation levelspt_PT
dc.subjectPsicologia da Educaçãopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Artes e Humanidadespt_PT
dc.titleA importância da personalidade criativa e do bem-estar docente nas metodologias de ensinopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia da Educaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação de Mestrado - Graciela Sousa.pdf
Size:
877.57 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: