Repository logo
 
Publication

Inovação pedagógica e ortodoxia curricular

dc.contributor.authorFino, Carlos Nogueira
dc.date.accessioned2017-01-11T09:43:07Z
dc.date.available2017-01-11T09:43:07Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractA partir de uma conceção de currículo em sentido lato, e tendo como referência acontecimentos recentes ocorridos em Portugal, o artigo discute a impossibilidade de o currículo poder constituir-se em fonte de transgressão, assumindo-se, pelo contrário, como fonte de mesmice e de ortodoxia. Além disso, rejeita também a possibilidade de inovação curricular e inovação pedagógica serem expressões sinónimas e de que a operacionalização do currículo na escola através das práticas (docentes) de desenvolvimento curricular possa equivaler ou conduzir a inovação curricular. Em oposição, relaciona inovação pedagógica e heterodoxia, cuja probabilidade é muito maior fora do espaço colonizado pelo currículo da escola.pt_PT
dc.description.abstractFrom a definition of curriculum in a broad sense, and having as a reference recent events in Portugal, the article discusses the impossibility of the curriculum can be a source of transgression, because it is, on the contrary, a source of sameness and orthodoxy. Moreover, the article rejects that curricular innovation and pedagogical innovation are equivalent expressions and equally rejects that the operationalization of the curriculum at the school level through practices of curriculum development can be or can lead to curriculum innovation. In contrast, relates pedagogical innovation and heterodoxy, whose probability is much higher outside the school, which is a space colonized by the curriculum.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationFino, C. N. (2016). Inovação Pedagógica e Ortodoxia Curricular. Revista Tempos e Espaços em Educação, 9 (18), 13-22.pt_PT
dc.identifier.doidx.doi.org/:10.20952/revtee.2016vl9iss17pp13-22pt_PT
dc.identifier.issn1983-6597
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/1335
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipept_PT
dc.subjectCurrículopt_PT
dc.subjectDesenvolvimento curricularpt_PT
dc.subjectInovação pedagógicapt_PT
dc.subjectCurriculumpt_PT
dc.subjectCurriculum developmentpt_PT
dc.subjectPedagogical innovationpt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleInovação pedagógica e ortodoxia curricularpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSão Cristóvão, Sergipe, Brasilpt_PT
oaire.citation.endPage22pt_PT
oaire.citation.startPage13pt_PT
oaire.citation.titleRevista Tempos e Espaços em Educaçãopt_PT
oaire.citation.volume9 (18)pt_PT
person.familyNameFino
person.givenNameCarlos
person.identifier.ciencia-id021C-1CEE-3211
person.identifier.orcid0000-0003-3835-6224
person.identifier.scopus-author-id56909966900
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationd2dbb5fe-3350-4835-8279-e0b598b4b63a
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryd2dbb5fe-3350-4835-8279-e0b598b4b63a

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
CarlosFino1.pdf
Size:
462.89 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: