Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Arte: conceito e representação no contexto profissional dos professores de dois cursos: Educação Física e Ensino Fundamental

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Conceitualizar a Arte pressupõe aceder aos múltiplos signifi cados que a linguagem escrita lhes atribui e ainda às perceções pessoais de quem o faz. Por isso, neste estudo de caso propusemonos determinar as representações de Arte dos estudantes de dois cursos profi ssionalizantes da Universidade da Madeira (Mestrados em Ensino de Educação Física e em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico***3). Através da pesquisa bibliográfi ca e da aplicação de inquéritos por questionário identifi cámos as representações dos estudantes acerca de Arte. A triangulação de dados envolveu uma abordagem metodológica simultaneamente qualitativa e quantitativa. As conclusões permitiram-nos compreender que a formação inicial condiciona as representações dos estudantes acerca de Arte. Embora ambos os grupos a valorizem, a sua representação e aplicação profi ssional desenham-se de acordo com as áreas curriculares já estudadas.
Conceptualizing the Art presupposes access to the multiple meanings that the written language attributes to them and the personal perceptions of those who do it. Th erefore, in this case study we proposed to determine the representations of Art of the students of two professional courses of the University of Madeira (Masters in Physical Education and Pre-School Education and Primary School Teaching). We have identifi ed the students’ representations about Art through the bibliographic research and the application of questionnaire surveys. Data triangulation involved a methodological approach both qualitative and quantitative. Th e conclusions allowed us to understand that the initial formation conditions the representations of students about Art. Although both groups value it, their representation and professional application are designed according to the curricular areas already studied. Keywords: Perceptions about Art, Education, Initial Teacher Training, Physical Education, PreSchool Education, and Primary School Teaching.

Description

Keywords

Representações sobre arte Educação Formação inicial de professores Educação física Educação de infância 1.º Ciclo do Ensino Básico Perceptions about art Education Initial teacher training Physical education Pre-school Education Primary school teaching . Faculdade de Ciências Sociais

Citation

Mendonça, A. M. & Brazão, J. P., (2019). Arte: conceito e representação no contexto profissional dos professores de dois cursos: Educação Física e Ensino Fundamental. Revista Tempos e Espaços em Educação, 12(29), 25-40.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue