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Aprendizagem dos lugares geométricos por alunos de 9º ano num cenário de aprendizagem com robôs

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
datacite.subject.fosCiências Naturais::Matemáticaspt_PT
dc.contributor.advisorMartins, Sónia Matilde Pinto Correia
dc.contributor.authorSantos, Cátia Patrícia Nunes dos
dc.date.accessioned2022-02-09T14:40:18Z
dc.date.available2022-02-09T14:40:18Z
dc.date.issued2021-11-17
dc.description.abstractA presente investigação teve como objetivo compreender os contributos do uso de um robô, sendo ele o modelo EV3 da LEGO, para a aprendizagem dos lugares geométricos por alunos do 9.º ano de escolaridade, através de uma aprendizagem matemática mediada por problemas. Para este estudo utilizou-se uma metodologia qualitativa de caracter interpretativo. A recolha de dados para a elaboração deste Relatório de Prática de Ensino Supervisionada foi obtida de diversas fontes como registo de foto e vídeo, notas do diário de campo, recolha das resoluções dos problemas por parte dos estudantes e aplicação de um questionário. Os resultados desta investigação demonstraram que o robô contribuiu para a interpretação dos enunciados dos problemas e para a sua resolução. O cenário de aprendizagem implementado, assente em problemas com contextos reais, permitiu que os alunos se envolvessem mais nesta atividade, fazendo com que observassem o conteúdo matemático de uma forma significativa. A natureza das atividades desenvolvidas no cenário de aprendizagem permitiu aos alunos experienciarem um novo posicionamento na aula de matemática, contribuindo para o desenvolvimento de competências enunciadas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO).pt_PT
dc.description.abstractThis research aimed to understand the contributions of using a robot, which was the LEGO EV3 model, for the learning of geometric contents by 9th grade students, through a problem-based mathematics learning methodology. In this research it was used a qualitative methodology with an interpretive approach. The data collected for the preparation of this Supervised Teaching Practice Report were obtained from several sources, such as, photo and video recording, field notes, students’ resolutions of the mathematical problems and students’ answers obtained from the application of an online survey. The results of this research showed that the robot contributed to students’ interpretation and resolution of the mathematical problems proposed. The implemented learning scenario, based on problems with real contexts, allowed students to become more involved in this activity, making them to observe the mathematical content in a significant way. The nature of the activities developed in the learning scenario allowed students to experience a new positioning in math’ classes, contributing to the development of competences defined in PASEO.pt_PT
dc.identifier.tid202931676pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/4067
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCenário de aprendizagempt_PT
dc.subjectLugares geométricospt_PT
dc.subjectAprendizagem matemáticapt_PT
dc.subjectRobôspt_PT
dc.subjectLearning scenariopt_PT
dc.subjectGeometrypt_PT
dc.subjectMathematics learningpt_PT
dc.subjectProblem Based Learning (PBL)pt_PT
dc.subjectRobotspt_PT
dc.subjectEnsino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundáriopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Exatas e da Engenhariapt_PT
dc.titleAprendizagem dos lugares geométricos por alunos de 9º ano num cenário de aprendizagem com robôspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundáriopt_PT

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