Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio em educação física: uma reflexão sobre as práticas e vivências pedagógicas ao longo de um ano letivo

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorRodrigues, Ana José Aguiar
dc.contributor.authorBaeta, Marta Margarida Barros
dc.date.accessioned2025-01-28T12:10:45Z
dc.date.available2025-01-28T12:10:45Z
dc.date.issued2024-12-16
dc.description.abstractO presente documento, reflete o resultado do estágio pedagógico realizado no âmbito do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Madeira. Este, é um processo de reflexão e análise de todas as atividades desenvolvidas numa turma de 10 ano e na comunidade educativa, permitindo o desenvolvimento de competências nos alunos e em mim, como futura profissional de Educação Física. Com o desenvolvimento do estágio pedagógico, pretende-se consolidar e aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do curso, proporcionando uma experiência prática num contexto real de ensino. Através deste relatório, reflete-se e expressa-se as vivências, as competências adquiridas, as dificuldades sentidas, as metodologias utilizadas, as reflexões e os conhecimentos adquiridos. O relatório está dividido em várias secções que abordam o contexto escolar, a prática letiva, as ações científico-pedagógicas, as atividades de integração no meio e de intervenção na comunidade, a tecnologia, as atividades extra programáticas e a investigação no estágio pedagógico. Ao longo destes capítulos, são discutidos e refletidos todos os desafios enfrentados e as estratégias e metodologias pedagógicas utilizadas para promover a aprendizagem dos alunos. Efetuar um estágio pedagógico em Educação Física é fundamental para o desenvolvimento pessoal e profissional do aluno pois, é quando este pode colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos ao longo do seu percurso académico. Foi através deste estágio que se procurou realizar a ligação entre as competências, as aptidões e os conhecimentos adquiridos até então na conceção dinamização e reflexão de todas as atividades, verificando-se que nem sempre o que é planeado é o que é efetuado pois, é necessário ter em conta os fatores do contexto que podem influenciar o planeamento. É neste sentido que se torna fundamental que o professor seja flexível e tenha uma elevada capacidade de adaptação, para conseguir responder a momentos de imprevisibilidade.por
dc.description.abstractThe present document reflects the outcomes of the pedagogical internship conducted within the scope of the Master’s Degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education at the University of Madeira. This process serves as a reflection and analysis of all activities carried out with a 10th-grade class and within the educational community, fostering the development of competencies in the students and in myself as a future Physical Education professional. Through the pedagogical internship, the aim is to consolidate and apply the theoretical knowledge acquired throughout the course, offering a practical experience in a real teaching context. This report reflects and expresses the experiences, acquired skills, challenges faced, methodologies used, reflections, and knowledge gained. The report is divided into several sections that address the school context, teaching practice, scientific-pedagogical actions, activities aimed at integration within the environment and community intervention, technology, extracurricular activities, and research conducted during the internship. Throughout these chapters, all challenges encountered are discussed and reflected upon, as well as the pedagogical strategies and methodologies employed to promote student learning. Undertaking a pedagogical internship in Physical Education is essential for the personal and professional development of the student, as it provides the opportunity to put into practice all the knowledge acquired throughout their academic journey. This internship aimed to establish a connection between the skills, abilities, and knowledge previously acquired in the design, implementation, and reflection of all activities. It became evident that what is planned does not always align with what is executed, as contextual factors can influence planning. Therefore, it is essential for the teacher to be flexible and possess a high degree of adaptability to effectively respond to moments of unpredictability.eng
dc.identifier.tid203805844
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/7137
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectEstágio pedagógico
dc.subjectReflexão
dc.subjectCompetências
dc.subjectEducação física
dc.subjectInovaçã
dc.subjectPedagogical internship
dc.subjectReflection
dc.subjectCompetencies
dc.subjectPhysical education
dc.subjectInnovation
dc.subjectEnsino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
dc.subject.
dc.titleRelatório de estágio em educação física: uma reflexão sobre as práticas e vivências pedagógicas ao longo de um ano letivopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório_MartaBaeta_2094519.pdf
Size:
24.32 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: