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Avaliação da eficácia de um programa de mindfulness no bem-estar

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorPocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias
dc.contributor.advisorGarcês, Soraia Fernandes
dc.contributor.authorFerreira, Marta Patrícia Abreu
dc.date.accessioned2022-02-16T10:33:49Z
dc.date.available2022-02-16T10:33:49Z
dc.date.issued2021-12-21
dc.description.abstractNa atualidade, os constantes desafios geram a necessidade de inovar estratégias facilitadoras de qualidade de vida, que promovam o bem-estar físico e mental. Nesse sentido, o Mindfulness, adaptado pela psicologia ocidental, aparece como um poderoso aliado, pois defende uma forma de estar totalmente presente na vida, de modo que as experiências – positivas ou negativas – sejam aceites com abertura e sem julgamentos. Por sua vez, esta atitude reduz imenso a ansiedade e stress. Nessa lógica, e porque as crianças também estão expostas a novos desafios, este estudo apresenta a avaliação da eficácia de um programa de Mindfulness em crianças. O programa desenvolve-se em cinco sessões, planeadas com atividades ajustadas às idades da amostra. A amostra foi de 49 alunos do 1º e 2º ano, com idades entre os 6 e os 8 anos. Realizou-se um estudo quantitativo, em momentos de pré e pós teste, com dados recolhidos por múltiplas fontes (triangulação) - os próprios participantes, as professoras titulares de turma e o dinamizador das sessões. Aos alunos foi aplicada a Escala do Bem-Estar e o PERMA. No caso dos professores e dinamizador foi utilizada uma grelha criada para efeitos do estudo. Foi possível verificar uma melhoria das variáveis relacionadas com o bem-estar, sem diferenças de género, nomeadamente o aumento da atenção plena, do envolvimento e consequente diminuição da ansiedade. O estudo evidência vantagens de programas de Mindfulness nas escolas e questões práticas a refletir para uma maior eficácia.pt_PT
dc.description.abstractNowadays, with the constant challenges people face, comes the growing need for new strategies that help maintain a good quality of life, that in turn promotesthe physical and mental well-being of the individual. In that logic, Mindfulness, adapted by the occidental psychology, appears as a powerful ally, as it defends a way to be present in life in which the individual faces every experience – positive or negative – in an open, judgement free way. Consecutively, this mindful attitude reduces anxiety and stress. Since children are also exposed to new challenges, this study presents an evaluation of a Mindfulness program applied to children. This program consists of five sessions, planned according to the ages they are being applied to. The study sample consisted of 49 participants, 1st and 2nd year students, aged between 6 and 8 years. This is a quantitative study, in two different moments, in which the data was collected from multiple sources (triangulation) - the participants themselves, the teachers of that class and the program facilitator. The scales applied to the participants were The Experiential Wellbeing Scale and PERMA. The professors and facilitator filled up an observational chart made for this effect. The results mostly showed an improvement in the variables, with no gender differences found, connected to wellbeing, like the increase in engagement and the mindful attention, as well as a decrease in anxiety traits. The study highlights advantages of Mindfulness programs in schools and practical issues to reflect for greater effectiveness.pt_PT
dc.identifier.tid202940896pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/4081
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMindfulnesspt_PT
dc.subjectPsicologia positivapt_PT
dc.subjectBem-estarpt_PT
dc.subjectAtenção plenapt_PT
dc.subjectPositive psychologypt_PT
dc.subjectWell-beingpt_PT
dc.subjectPsicologia da Educaçãopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Artes e Humanidadespt_PT
dc.titleAvaliação da eficácia de um programa de mindfulness no bem-estarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia da Educaçãopt_PT

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