Repository logo
 
Publication

Iniciativas de promoção das discussões de gênero e diversidade sexual no contexto acadêmico: um estudo comparativo

dc.contributor.authorDias, Alfrancio Ferreira
dc.contributor.authorBrazão, José Paulo Gomes
dc.date.accessioned2022-07-27T10:33:09Z
dc.date.available2022-07-27T10:33:09Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractNesse artigo, apresentamos resultados parciais da pesquisa intitulada “Vozes dos estudantes universitários sobre a diversidade sexual e de gênero, sua relação com a coeducação e com a inovação pedagógica: um estudo comparativo na Universidade da Madeira (Portugal) e na Universidade Federal de Sergipe (Brasil). A partir de um realizado, apresentamos algumas reflexões acerca da inclusão de gênero e da diversidade sexual na formação docente desenvolvida pela UFS, no Brasil e UMa, em Portugal. Metodologicamente, adotamos uma abordagem qualitativa, com aplicação de questionário com quesões abertas. Tensionamos os motivos pelos quais os participantes da pesquisa consideram importante participar das/em iniciativas de inclusão de gênero e da diversidade sexual no meio acadêmico, bem como sugestões de iniciativas a desenvolver num tempo imediato, médio alcance e longo alcance. Por fim, as argumentações analisadas dos egressos evidenciam diferenças entre a formação dada pela UMa e UFS no que se refere a inclusão das discussões de gênero e diversidade sexual no meio acadêmico, apesar de identificar também diferências entre essas práticas no curso do campus de Itabaiana e em São cristóvão. Consideramos ser cedo para emitir opiniões precisas quanto a essa questão, mas esperamos que ao concluir a análise de todas as categorias da investigação, seja possível ensaiar problematizações acerca dessas diferenças.pt_PT
dc.description.abstractIn this article, we present partial results of the research entitled “Voices of university students on sexual and gender diversity, its relationship with co-education and pedagogical innovation: a comparative study at the University of Madeira (Portugal) and at the Federal University of Sergipe (Brazil). Based on one carried out, we present some reflections on the inclusion of gender and sexual diversity in teacher training developed by UFS, in Brazil and UMa, in Portugal. Methodologically, we adopted a qualitative approach, applying a questionnaire with open questions. We stress the reasons why the research participants consider it important to participate in/in initiatives to include gender and sexual diversity in the academic environment, as well as suggestions for initiatives to be developed in an immediate, medium-range and long-range time. Finally, the arguments analyzed by the graduates show differences between the training given by UMa and UFS regarding the inclusion of discussions on gender and sexual diversity in the academic environment, despite also identifying diferences between these practices in the course on the campus of Itabaiana and in Saint Kitts. We believe it is too early to issue precise opinions on this issue, but we hope that by completing the analysis of all categories of the investigation, it will be possible to rehearse problematizations about these differences.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationDias, A. F., & Brazão, J. P. G. (2021). Iniciativas de promoção das discussões de gênero e diversidade sexual no contexto acadêmico: um estudo comparativo. Práxis Educacional, 17(48), 476-493.pt_PT
dc.identifier.doi10.22481/praxisedu.v17i48.9502pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/4469
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)pt_PT
dc.relation2014 - Strategic Project
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectDiversidadept_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectGêneropt_PT
dc.subjectInclusionpt_PT
dc.subjectDiversitypt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectGenderpt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleIniciativas de promoção das discussões de gênero e diversidade sexual no contexto acadêmico: um estudo comparativopt_PT
dc.title.alternativeINITIATIVES TO PROMOTE DISCUSSIONS ON GENDER AND SEXUAL DIVERSITY IN THE ACADEMIC CONTEXT: A COMPARATIVE STUDYpt_PT
dc.title.alternativeINICIATIVAS PARA PROMOVER DISCUSIONES SOBRE GÉNERO Y DIVERSIDAD SEXUAL EN EL CONTEXTO ACADÉMICO: UN ESTUDIO COMPARATIVOpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitle2014 - Strategic Project
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/PEst-OE%2FCED%2FUI4083%2F2014/PT
oaire.citation.conferencePlaceBahia (Brasil)pt_PT
oaire.citation.endPage493pt_PT
oaire.citation.issue48pt_PT
oaire.citation.startPage476pt_PT
oaire.citation.titlePráxis Educacionalpt_PT
oaire.citation.volume17pt_PT
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
person.familyNameDias
person.familyNameBrazão
person.givenNameAlfrancio
person.givenNameJosé Paulo Gomes
person.identifierBrazão, P.
person.identifier.ciencia-id0E13-0868-B5E2
person.identifier.orcid0000-0002-5562-0085
person.identifier.orcid0000-0003-3575-4366
person.identifier.ridF-9989-2017
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationf7778e97-2fda-4cca-9906-e79667ad16d0
relation.isAuthorOfPublication69e6d9ab-099e-4bc9-a985-6fa734ea6e0e
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryf7778e97-2fda-4cca-9906-e79667ad16d0
relation.isProjectOfPublication8fcb7ba4-785b-4070-9df8-b7d0ef3c3015
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery8fcb7ba4-785b-4070-9df8-b7d0ef3c3015

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Iniciativas de promoção das discussões de gênero e diversidade sexual no contexto acadêmico.pdf
Size:
1.07 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: