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Authors
Abstract(s)
A investigação tem vindo a demonstrar uma forte ligação entre as estratégias de estudo
e o sucesso académico dos estudantes, pelo que é importante que estes desenvolvam
competências que os conduzam a uma maior eficácia na aquisição de conhecimentos.
Neste sentido, com este trabalho pretendemos analisar o impacto da implementação de
um programa de métodos e hábitos de estudo, na promoção de competências mais
eficazes, particularmente no desenvolvimento de uma abordagem profunda ao estudo
por parte dos estudantes. De forma a compreender se esta abordagem ao estudo pode ser influenciada por outras dimensões, envolvendo as características dos alunos,
procuramos também verificar se o autoconceito e alguns indicadores escolares,
nomeadamente as suas metas académicas, a participação em atividades extracurriculares
e as retenções no percurso escolar, se associam a que tipo de abordagem à
aprendizagem. Nesta investigação, de natureza quasi-experimental, participam 76
alunos do 6º ano (cerca de 51% do sexo masculino), com idades compreendidas entre os
10 e os 16 anos, e que foram distribuídos em 2 grupos, o de experimental e o de
controlo. Os instrumentos utilizados foram o Teste das Matrizes Progressivas de Raven
(Raven, Court & Raven, 2001), o Inventário de Processos de Estudo (Rosário, Ferreira
& Cunha, 2003), a Escala de Autoconceito para crianças e pré adolescentes de Susan
Harter (Alves Martins, Peixoto, Mata & Monteiro, 1995) e o Inventário de Metas
Académicas (Miranda & Almeida, 2011). Através de análises quantitativas e
correlacionais, verificámos que a participação no programa não favoreceu, de forma estatisticamente significativa, uma abordagem profunda ao estudo, ainda que se tenha verificado uma tendência de evolução favorável no caso dos alunos do grupo
experimental. Por outro lado, quanto às relações entre as características dos alunos e a abordagem ao estudo, verificamos que estas sugerem diferenças significativas no que diz respeito a adoção de uma abordagem mais profunda para os alunos que não têm
registo de retenções escolares. Os resultados são analisados tendo em conta as
limitações, assim como o facto de que o desenvolvimento de competências nos alunos
deverá ser uma das metas que os educadores devem perseguir, motivando os alunos para
o interesse pela aprendizagem.
Description
Keywords
Programas de promoção de competências Abordagem profunda Abordagem superficial Autoconceito Metas académicas Crianças/adolescentes . Centro de Artes e Humanidades