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Efeitos de um programa de métodos e hábitos de estudo nas abordagens à aprendizagem: um estudo com alunos do Segundo Ciclo do Ensino Básico

dc.contributor.advisorPocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias
dc.contributor.advisorCarvalho, Renato Gil Gomes
dc.contributor.authorSousa, Sandra Clarisse de
dc.date.accessioned2013-09-02T13:37:25Z
dc.date.available2013-09-02T13:37:25Z
dc.date.issued2013-09-02
dc.date.submitted2012
dc.description.abstractA investigação tem vindo a demonstrar uma forte ligação entre as estratégias de estudo e o sucesso académico dos estudantes, pelo que é importante que estes desenvolvam competências que os conduzam a uma maior eficácia na aquisição de conhecimentos. Neste sentido, com este trabalho pretendemos analisar o impacto da implementação de um programa de métodos e hábitos de estudo, na promoção de competências mais eficazes, particularmente no desenvolvimento de uma abordagem profunda ao estudo por parte dos estudantes. De forma a compreender se esta abordagem ao estudo pode ser influenciada por outras dimensões, envolvendo as características dos alunos, procuramos também verificar se o autoconceito e alguns indicadores escolares, nomeadamente as suas metas académicas, a participação em atividades extracurriculares e as retenções no percurso escolar, se associam a que tipo de abordagem à aprendizagem. Nesta investigação, de natureza quasi-experimental, participam 76 alunos do 6º ano (cerca de 51% do sexo masculino), com idades compreendidas entre os 10 e os 16 anos, e que foram distribuídos em 2 grupos, o de experimental e o de controlo. Os instrumentos utilizados foram o Teste das Matrizes Progressivas de Raven (Raven, Court & Raven, 2001), o Inventário de Processos de Estudo (Rosário, Ferreira & Cunha, 2003), a Escala de Autoconceito para crianças e pré adolescentes de Susan Harter (Alves Martins, Peixoto, Mata & Monteiro, 1995) e o Inventário de Metas Académicas (Miranda & Almeida, 2011). Através de análises quantitativas e correlacionais, verificámos que a participação no programa não favoreceu, de forma estatisticamente significativa, uma abordagem profunda ao estudo, ainda que se tenha verificado uma tendência de evolução favorável no caso dos alunos do grupo experimental. Por outro lado, quanto às relações entre as características dos alunos e a abordagem ao estudo, verificamos que estas sugerem diferenças significativas no que diz respeito a adoção de uma abordagem mais profunda para os alunos que não têm registo de retenções escolares. Os resultados são analisados tendo em conta as limitações, assim como o facto de que o desenvolvimento de competências nos alunos deverá ser uma das metas que os educadores devem perseguir, motivando os alunos para o interesse pela aprendizagem.por
dc.description.sponsorshipUniversidade da Madeirapor
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/452
dc.language.isoporpor
dc.subjectProgramas de promoção de competênciaspor
dc.subjectAbordagem profundapor
dc.subjectAbordagem superficialpor
dc.subjectAutoconceitopor
dc.subjectMetas académicaspor
dc.subjectCrianças/adolescentespor
dc.subject.por
dc.subjectCentro de Artes e Humanidadespor
dc.titleEfeitos de um programa de métodos e hábitos de estudo nas abordagens à aprendizagem: um estudo com alunos do Segundo Ciclo do Ensino Básicopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplinePsicologia da Educaçãopor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia da Educaçãopor

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