dc.contributor.author | Lopes, Helder | |
dc.contributor.author | Simões, Joana | |
dc.contributor.author | Vicente, António | |
dc.contributor.author | Prudente, João | |
dc.contributor.author | Fernando, Catarina | |
dc.date.accessioned | 2018-06-07T08:54:32Z | |
dc.date.available | 2020-10-01T00:30:10Z | |
dc.date.issued | 2017-10 | |
dc.description.abstract | Educar é desenvolver as capacidades e potencialidades de cada um e não formatar em função de padrões pré-estabelecidos. Contudo, o sistema educativo continua, predominantemente, entrincheirado e aprisionado numa escola do século XIX. Não são de hoje as reflexões e propostas para alterar este estado de coisas (veja-se por exemplo, Dewey e Montessori), sendo que atualmente muitos alegam que apesar dos constrangimentos institucionais já fizeram uma rotura que lhes permite educar de forma personalizada. Realizámos um estudo com alunos universitários para caraterizar a sua perceção sobre os comportamentos que lhes foram solicitados ao longo do percurso escolar e verificámos que, independentemente do nível e ano de escolaridade, maioritariamente a Memorização e a Reprodução foram os mais percecionados, enquanto a Criatividade teve um valor residual. Mais um indicador de que a Escola e a Universidade parecem continuar a preparar para o passado. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | A personalização do processo pedagógico - a perceção dos alunos / Hélder Lopes... [et al.] - In: (Contra) tempos de educação e democracia, evocando John Dewey/ org. Carlos Nogueira Fino, Jesus Maria Sousa. - CIE-UMa - Funchal: Centro de Investigação em Educação, 2017. - ISBN 978-989-20-8028-4. - p. 113-123. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-20-8028-4 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/1968 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Centro de Investigação em Educação, Universidade da Madeira | pt_PT |
dc.relation | Centro de Investigação em Educação | |
dc.subject | Processo pedagógico | pt_PT |
dc.subject | Personalização | pt_PT |
dc.subject | Perceção | pt_PT |
dc.subject | Alunos | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Faculdade de Ciências Sociais | pt_PT |
dc.title | A personalização do processo pedagógico - a perceção dos alunos | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.awardTitle | Centro de Investigação em Educação | |
oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UID%2FCED%2F4083%2F2016/PT | |
oaire.citation.conferencePlace | Funchal (Portugal) | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 123 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 113 | pt_PT |
oaire.citation.title | (Contra) tempos de educação e democracia, evocando John Dewey | pt_PT |
oaire.fundingStream | 6817 - DCRRNI ID | |
person.familyName | Lopes | |
person.familyName | Prudente | |
person.familyName | Fernando | |
person.givenName | Helder | |
person.givenName | João Filipe | |
person.givenName | Catarina | |
person.identifier | 667547 | |
person.identifier.ciencia-id | FD17-8CA1-0ACF | |
person.identifier.ciencia-id | B01E-9F7E-02C9 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1388-9473 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1247-6017 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-8330-9315 | |
person.identifier.rid | H-7949-2015 | |
project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
project.funder.name | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 2913bb3a-a080-43db-90aa-30cd207f427b | |
relation.isAuthorOfPublication | 0195e916-b334-4105-861f-5481fdc80613 | |
relation.isAuthorOfPublication | f1f3e888-fd14-47f3-8fa6-dc40d271602d | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 2913bb3a-a080-43db-90aa-30cd207f427b | |
relation.isProjectOfPublication | 9295da3f-21a7-4fea-9aae-2560ec7414ee | |
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery | 9295da3f-21a7-4fea-9aae-2560ec7414ee |