Repository logo
 
Publication

A personalização do processo pedagógico - a perceção dos alunos

dc.contributor.authorLopes, Helder
dc.contributor.authorSimões, Joana
dc.contributor.authorVicente, António
dc.contributor.authorPrudente, João
dc.contributor.authorFernando, Catarina
dc.date.accessioned2018-06-07T08:54:32Z
dc.date.available2020-10-01T00:30:10Z
dc.date.issued2017-10
dc.description.abstractEducar é desenvolver as capacidades e potencialidades de cada um e não formatar em função de padrões pré-estabelecidos. Contudo, o sistema educativo continua, predominantemente, entrincheirado e aprisionado numa escola do século XIX. Não são de hoje as reflexões e propostas para alterar este estado de coisas (veja-se por exemplo, Dewey e Montessori), sendo que atualmente muitos alegam que apesar dos constrangimentos institucionais já fizeram uma rotura que lhes permite educar de forma personalizada. Realizámos um estudo com alunos universitários para caraterizar a sua perceção sobre os comportamentos que lhes foram solicitados ao longo do percurso escolar e verificámos que, independentemente do nível e ano de escolaridade, maioritariamente a Memorização e a Reprodução foram os mais percecionados, enquanto a Criatividade teve um valor residual. Mais um indicador de que a Escola e a Universidade parecem continuar a preparar para o passado.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationA personalização do processo pedagógico - a perceção dos alunos / Hélder Lopes... [et al.] - In: (Contra) tempos de educação e democracia, evocando John Dewey/ org. Carlos Nogueira Fino, Jesus Maria Sousa. - CIE-UMa - Funchal: Centro de Investigação em Educação, 2017. - ISBN 978-989-20-8028-4. - p. 113-123.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-20-8028-4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/1968
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherCentro de Investigação em Educação, Universidade da Madeirapt_PT
dc.relationCentro de Investigação em Educação
dc.subjectProcesso pedagógicopt_PT
dc.subjectPersonalizaçãopt_PT
dc.subjectPerceçãopt_PT
dc.subjectAlunospt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleA personalização do processo pedagógico - a perceção dos alunospt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleCentro de Investigação em Educação
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UID%2FCED%2F4083%2F2016/PT
oaire.citation.conferencePlaceFunchal (Portugal)pt_PT
oaire.citation.endPage123pt_PT
oaire.citation.startPage113pt_PT
oaire.citation.title(Contra) tempos de educação e democracia, evocando John Deweypt_PT
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
person.familyNameLopes
person.familyNamePrudente
person.familyNameFernando
person.givenNameHelder
person.givenNameJoão Filipe
person.givenNameCatarina
person.identifier667547
person.identifier.ciencia-idFD17-8CA1-0ACF
person.identifier.ciencia-idB01E-9F7E-02C9
person.identifier.orcid0000-0002-1388-9473
person.identifier.orcid0000-0003-1247-6017
person.identifier.orcid0000-0002-8330-9315
person.identifier.ridH-7949-2015
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication2913bb3a-a080-43db-90aa-30cd207f427b
relation.isAuthorOfPublication0195e916-b334-4105-861f-5481fdc80613
relation.isAuthorOfPublicationf1f3e888-fd14-47f3-8fa6-dc40d271602d
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery2913bb3a-a080-43db-90aa-30cd207f427b
relation.isProjectOfPublication9295da3f-21a7-4fea-9aae-2560ec7414ee
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery9295da3f-21a7-4fea-9aae-2560ec7414ee

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
A personalização do processo pedagógico.pdf
Size:
440.69 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: