Repository logo
 
Publication

Necessidades educativas especiais e as aulas de educação física: do desafio à realidade

dc.contributor.authorRodrigues, A.
dc.contributor.authorPrudente, J.
dc.contributor.authorLopes, H.
dc.date.accessioned2020-07-29T14:25:57Z
dc.date.available2020-07-29T14:25:57Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractPassados 25 anos da Declaração de Salamanca (UNESCO, 1994) torna-se relevante realizar uma reflexão sobre a realidade da Educação Inclusiva, no contexto internacional, nacional e regional. A promoção da inclusão nas aulas de Educação Física de alunos com Necessidade Educativas Especiais, implica não só um domínio de ferramentas didático-pedagógicas que promovam essa inclusão, mas também o desenvolvimento de competências associadas com a prescrição e controlo do exercício físico, numa população que apresenta condições específicas. Neste contexto, pretende-se com o desenvolvimento do presente trabalho, refletir sobre aspetos de macro, meso e micro organização do processo ensinoaprendizagem, a sua relação e a influência na promoção de um ambiente potencializador da inclusão. Alguma indefinição no programa curricular da disciplina de Educação Física, suscitando dificuldades de trabalho em equipa, na aquisição e gestão de recursos espaciais e materiais, bem como lacunas na formação de docentes. Estes são alguns dos fatores que poderão condicionar a implementação de uma Educação Física Inclusiva. Contudo, o desenvolvimento de futuras investigações neste domínio, tornam-se necessárias face à reduzida produção científica sobre a temática.pt_PT
dc.description.abstractAfter 25 years of the Declaration of Salamanca (UNESCO, 1994) it becomes relevant to reflect on the reality of Inclusive Education in the international, national and regional context. The promotion of inclusion in the classes of Physical Education of students with Special Educational Needs implies not only a domain of didactic-pedagogical tools that promote this inclusion, but also the development of competencies associated with the prescription and control of physical exercise, in a population that conditions. In this context, it is intended with the development of the present work, to reflect on aspects of macro, meso and micro organization of the teaching-learning process, their relation and the influence in the promotion of an environment that enhances inclusion. Some lack of definition in the curriculum of the discipline of Physical Education, raising difficulties in teamwork, acquisition and management of space and material resources, as well as gaps in teacher training. These are some of the factors that may condition the implementation of an Inclusive Physical Education. However, the development of future research in this field is necessary in view of the low scientific production on the subject.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationNecessidades educativas especiais e as aulas de educação física: do desafio à realidade / A. Rodrigues... [et al.]. - In: Livro de Atas Seminário Internacional Desporto e Ciência 2018. - Funchal: Universidade da Madeira, 2018. - ISBN 978-989-8805-38-6. - p. 88-97.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/2867
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade da Madeirapt_PT
dc.subjectEducação inclusivapt_PT
dc.subjectEducação físicapt_PT
dc.subjectNecessidades educativas especiaispt_PT
dc.subjectPrática pedagógicapt_PT
dc.subjectInclusive educationpt_PT
dc.subjectPhysical educationpt_PT
dc.subjectSpecial educational needspt_PT
dc.subjectPedagogical practicept_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleNecessidades educativas especiais e as aulas de educação física: do desafio à realidadept_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceFunchal, Madeira (Portugal)pt_PT
oaire.citation.endPage97pt_PT
oaire.citation.startPage88pt_PT
oaire.citation.titleLivro de Atas Seminário Internacional Desporto e Ciência 2018pt_PT
person.familyNameRodrigues
person.familyNamePrudente
person.familyNameLopes
person.givenNameAna
person.givenNameJoão Filipe
person.givenNameHelder
person.identifier667547
person.identifier.ciencia-idFD17-8CA1-0ACF
person.identifier.orcid0000-0003-1675-984X
person.identifier.orcid0000-0003-1247-6017
person.identifier.orcid0000-0002-1388-9473
person.identifier.ridH-7949-2015
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication76520f0b-1d4b-4ec4-9361-edc4f71e07df
relation.isAuthorOfPublication0195e916-b334-4105-861f-5481fdc80613
relation.isAuthorOfPublication2913bb3a-a080-43db-90aa-30cd207f427b
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery2913bb3a-a080-43db-90aa-30cd207f427b

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Necessidades educativas especiais e as aulas de educação físicaJoãoPrudente.pdf
Size:
503.98 KB
Format:
Adobe Portable Document Format