Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Participantes do bullying, criatividade e inteligĂȘncia

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
MestradoNairNeves.pdf1.21 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O bullying Ă© considerado um tipo especĂ­fico de agressĂŁo entre pares que Ă© praticado em contexto escolar. Esta problemĂĄtica nĂŁo Ă© recente neste meio, contudo atualmente tem havido uma maior consciencialização por parte da sociedade e de toda a comunidade envolvente, devido Ă  elevada proporção que este fenĂłmeno estĂĄ a atingir. Assim instaurou-se uma gradual preocupação de modo a minimizar esta situação que ganha cada vez mais prevalĂȘncia nas escolas. O presente estudo tem por objetivo analisar o fenĂłmeno do bullying, nomeadamente a identificação dos seus participantes, por meio da construção e validação de um questionĂĄrio para este efeito. Objetiva-se tambĂ©m correlacionar o mesmo com a criatividade e a inteligĂȘncia. A amostra Ă© constituĂ­da por 561 alunos de duas escolas do 2Âș e 3Âș ciclos da RegiĂŁo AutĂłnoma da Madeira (RAM), com idades compreendidas entre os 11 e os 19 anos. A validação do instrumento demonstrou um valor de fiabilidade de .85 e a anĂĄlise fatorial exploratĂłria mostrou a existĂȘncia de trĂȘs fatores, nomeados de agressor, vĂ­tima e testemunha. A fiabilidade destes variou entre .71 e .84. A correlação de Spearman revelou a existĂȘncia de uma relação significativa entre todos os fatores do instrumento, assim como entre o agressor e a inteligĂȘncia. Contudo, nĂŁo revelou nenhuma relação entre o bullying e a criatividade. Por outro lado, verificou-se ainda uma relação entre o bullying e a indisciplina. Conclui-se que o instrumento apresenta fiabilidade e validade adequadas e possibilita encontrar um perfil do participante do fenĂłmeno do bullying. Sugere-se a continuação deste estudo, possivelmente numa perspetiva longitudinal e albergando outros nĂ­veis e estabelecimentos de ensino.

Description

Keywords

Bullying Criatividade InteligĂȘncia ViolĂȘncia escolar Participantes Psicologia da Educação . Centro de CiĂȘncias Sociais

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License