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Authors
Abstract(s)
O bullying Ă© considerado um tipo especĂfico de agressĂŁo entre pares que Ă© praticado
em contexto escolar. Esta problemĂĄtica nĂŁo Ă© recente neste meio, contudo atualmente tem
havido uma maior consciencialização por parte da sociedade e de toda a comunidade
envolvente, devido à elevada proporção que este fenómeno estå a atingir. Assim instaurou-se
uma gradual preocupação de modo a minimizar esta situação que ganha cada vez mais
prevalĂȘncia nas escolas. O presente estudo tem por objetivo analisar o fenĂłmeno do bullying,
nomeadamente a identificação dos seus participantes, por meio da construção e validação de
um questionårio para este efeito. Objetiva-se também correlacionar o mesmo com a
criatividade e a inteligĂȘncia. A amostra Ă© constituĂda por 561 alunos de duas escolas do 2Âș e
3Âș ciclos da RegiĂŁo AutĂłnoma da Madeira (RAM), com idades compreendidas entre os 11 e
os 19 anos. A validação do instrumento demonstrou um valor de fiabilidade de .85 e a anålise
fatorial exploratĂłria mostrou a existĂȘncia de trĂȘs fatores, nomeados de agressor, vĂtima e
testemunha. A fiabilidade destes variou entre .71 e .84. A correlação de Spearman revelou a
existĂȘncia de uma relação significativa entre todos os fatores do instrumento, assim como
entre o agressor e a inteligĂȘncia. Contudo, nĂŁo revelou nenhuma relação entre o bullying e a
criatividade. Por outro lado, verificou-se ainda uma relação entre o bullying e a indisciplina.
Conclui-se que o instrumento apresenta fiabilidade e validade adequadas e possibilita
encontrar um perfil do participante do fenómeno do bullying. Sugere-se a continuação deste
estudo, possivelmente numa perspetiva longitudinal e albergando outros nĂveis e
estabelecimentos de ensino.
Description
Keywords
Bullying Criatividade InteligĂȘncia ViolĂȘncia escolar Participantes Psicologia da Educação . Centro de CiĂȘncias Sociais